Portal do Governo Brasileiro

Projetos/Programas de Extensão

E-mail Imprimir PDF

 

LOGO extensao

 INTRODUÇÃO

        A Extensão é um processo educativo, cultural e científico que, articulado de forma indissociável ao ensino e à pesquisa, viabiliza a relação transformadora entre o IF Goiano - Câmpus Ceres e a sociedade.

       Um projeto é uma ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado, podendo ser associado a um programa ou desenvolvido de forma isolada.

      A Extensão, no âmbito do IF Goiano, compreende as seguintes modalidades: Acompanhamento de Egressos, Cursos de Extensão, Empreendedorismo, Estágio e Emprego, Eventos, Projetos Culturais Artísticos e Esportivos, Projetos Sociais, Projetos Tecnológicos, Relações Internacionais, Serviços Tecnológicos, Visitas Técnicas e Gerenciais.

 

 DIRETRIZES

      Constituem diretrizes do Projeto de Extensão:

      - Contribuir para o desenvolvimento da sociedade, constituindo um vínculo que estabeleça troca de saberes, conhecimentos e experiências para a constante avaliação e vitalização da pesquisa e do ensino;

      - Buscar interação sistematizada do IF Goiano - Câmpus Ceres com a comunidade por meio da participação dos servidores e estudantes nas ações integradas com as administrações públicas, em suas várias instâncias, e com as entidades da sociedade civil;

        - Integrar o ensino e a pesquisa às demandas da sociedade, seus interesses e necessidades, estabelecendo mecanismos que inter-relacionem o saber acadêmico e o saber popular;

        - Incentivar a prática acadêmica que contribua para o desenvolvimento da consciências social, ambiental e política, formando profissionais cidadãos;

        - Participar criticamente de projetos que objetivem o desenvolvimento regional sustentável em todas as suas dimensões;

        - Articular políticas públicas que oportunizem o acesso à educação profissional estabelecendo mecanismo de inclusão.

 

LINHAS DE EXTENSÃO

        As Linhas de Extensão do IF Goiano, conforme consta no Regulamento das Ações de Extensão, aprovado pela Resolução nº 015/2013/IF Goiano de 01 de março de 2013, compreendem: Acessibilidade, Artes e Patrimônio Histórico-Cultural, Produção Animal, Produção Vegetal, Desenvolvimento Industrial, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Desenvolvimento Regional, Educação de Jovens e Adultos, Desenvolvimento Rural e Questão Agrária, Empreendedorismo, Esporte e Lazer, Formação Docente, Questões Ambientais, Segurança Alimentar, Tecnologia da Informação e Temas Específicos.

 

PROJETOS/PROGRAMAS EM ANDAMENTO

A) Categoria: Permanentes

Equoterapia: Desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Ceres, visa atender pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais da cidade de Ceres e do Vale do São Patrício.

Trilhas Ecológicas: O projeto de trilhas ecológicas é desenvolvido na instituição desde 2006, trabalhando conscientização e educação ambiental com alunos das escolas da região, por meio de palestras, caminhadas orientadas e contemplação das belezas  naturais e das paisagens às margens do Rio Verde. Em 2013, as visitas foram monitoradas pelos alunos do curso Técnico em Meio Ambiente, pela estagiária JOZANE VIEIRA DE ALMEIDA e os bolsistas Adriano Pereira de Queiroz e Fernando Yuri Silva dos Anjos, sob supervisão da Professora Natália Santiago de Menezes.

B) Categoria: Programas

Mulheres Mil: O Programa foi instituído, no Câmpus Ceres, em 2011, por meio de Chamada Pública. O Programa Mulheres Mil está inserido no conjunto de prioridades do governo federal e possibilitará a inclusão social, por meio da oferta de formação focada na autonomia e na criação de alternativas para a inserção no mundo do trabalho, visando melhorar a qualidade de vida e as comunidades das mulheres. Em 2013, foram ofertados quatro cursos de formação inicial e continuada, sendo: Auxiliar de Cozinha, Boas Práticas e Processamento de Alimentos, Cuidador de Idosos e Confecção Industrial.

Pronatec:  O IF Goiano - Câmpus Ceres aderiu ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) em 2012. De agosto a dezembro de 2012, foram ofertados oito cursos de formação inicial e continuada. Em 2013, com o intuito de expandir os cursos e atender aos anseios dos parceiros demandantes, foram criadas unidades remotas (15). Na primeira etapa foram ofertados 27 cursos e na segunda 55, totalizando, aproximadamente, 2.000 capacitados.

C) Categoria: Projetos Cadastrados

A sociedade e o bem-estar animal: Implementação de um programa de sensibilização e conscientização em relação à posse responsável de animais, controle da população de cães e gatos. Coordenadoras do Projeto: Profª. MSc. Sandra Adelly Rocha Alves. Co-Orientadora: Profª. MSc. Natália Santiago de Menezes.

Análise, modelagem e criação de uma aplicação de gestão do setor de produção do IF Goiano - Câmpus Ceres: O projeto proposto foi fundamentado a partir da necessidade da informatização do Setor de Produção do IF Goiano - Câmpus Ceres, no que diz respeito a entrada de materiais; ao gerenciamento de produção; e saída do produto final. Coordenador do Projeto: Prof. MSc. Rodrigo de Sousa Gomide.

Desenvolvimento Interdisciplinar para a construção de conhecimento e aplicação de tecnologia: Desenvolver ações que busquem incentivar, orientar e auxiliar pequenos produtores rurais em melhorar os índices produtivos, preservando o ambiente e aumento de renda. Propõe instalação de uma Unidade de Produção Pedagógica (UPP) e realização de palestras. Coordenador do Projeto: Prof. Dr. Wilian Henrique Diniz Buso.

Eficiência do Fertilizante organo-mineral em comparação com fertilizantes orgânicos e fertilizantes minerais aplicados em olerícolas: Tem por objetivo realizar um diagnóstico de caráter avaliativo, analisando com ênfase a eficiência do fertilizante organo-mineral em comparação com fertilizantes orgânicos e fertilizantes minerais em hortaliças. Os resultados serão apresentados para produtores de hortaliças da região. Coordenadora do Projeto: Engª. Agrônoma Kássia Cristina de Caldas Rabelo.

Itinerância do Laboratório de Anatomia em instituição de Ensino de Ceres e Rialma: Programa ações de divulgação e de difusão realizadas pelo Laboratório de Anatomia junto à comunidade, por meio de visitas itinerantes às escolas de ensino básico, visando a conscientização para a saúde humana, numa abordagem conceitual (órgãos do corpo humano, doenças e medidas proativas).

Levantamento da Fauna de Meliponídeos (Hymenóptera Meliponidae) nos municípios de Ceres e Adjascências: Este projeto tem como objetivo realizar um levantamento de espécies de abelhas sem ferrão. Coordenador do Projeto: Prof. MSc. Suelino Severino da Silva. 

Melhoria do uso e manejo do solo em pequenas propriedades rurais na região dos Córregos do Sapé e Alegrete / Ceres-GO: O projeto propõe a implantação de duas unidades demonstrativas, sendo uma localizada no Córrego do Sapé e a outra no Córrego do Alegrete, no município de Ceres-GO. Coordenador do Projeto: Prof. Dr. Roriz Luciano Machado.

Produção de Percevejos Predadores: Tem como objetivo montar ambiente para criação de percevejos (Heteróptera: Pentatomidae), uma vez que este grupo de artrópodes desempenham um importante papel como inimigo natural de pragas agrícolas, especialmente espécies desfolhadoras, sendo de grande importância na manutenção dessas pragas, reduzindo o uso de agrotóxicos e preservando os agroecossistemas de perturbações químicas. Coordenador do Projeto: Prof. MSc. Suelino Severino da Silva.

Projeto Interdisciplinar na Escola Municipal Rita Mônica Lêdo (Horta Escolar / Fazenda Pedagógica de animais / Educação Ambiental): Implantação de unidades demonstrativas que contemplem produção agrícola e pecuária,  na tentativa de reaproximação com os saberes do campo. Realização de oficinas pedagógicas, abordando os seguintes temas: educação ambiental, nutrição, dentre outros. Coordenadores do Projeto: Prof. Dr. Pedro Gomes da Cruz, Prof. Dr. Paulo Ricardo de Sá da Costa Leite, Profª. MSc. Maria do Socorro Viana do Nascimento.

Projeto de Extensão em Produção Pecuária Leiteira - PEPP Leite: Projeto Multidisciplinar concebido com vistas a dar suporte técnico aos produtores de leite, possibilitando o acesso a informações técnico-produtivas, visando alavancar a produção e a produtividade da atividade leiteira. De 2012 a 2013, as ações foram desenvolvidas na Cooperativa Agropecuária Rurais e Agricultores Familiares de Uruana e Região - COOPER URUANA. Coordenador do Projeto: Prof. Dr. Marcelo Marcondes de Godoy.

Trabalhador na Ovinocultura: Visa divulgar e difundir a ovinocultura de corte como atividade principal ou alternativa de renda na propriedade rural, além de qualificar os técnicos, funcionários de propriedades rurais e produtores para trabalhar na área de ovinocultura de corte. Coordenador do Projeto: Prof. Dr. Marcelo Marcondes de Godoy.

Vivência em Danças Circulares "Roda de Amor": Tem por objetivo proporcionar aos servidores, alunos internos e participantes da Equoterapia, qualidade de vida (equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual). Coordenadora do Projeto: Profª MSc. Waldeliza Fernandes da Cunha.

 

FOTOS

coisa1 coisa2

 Fotos: Costela descalcificada e Pedículo Renal (Arquivo Pessoal)

mariana1mariana2

Fotos: Retirada de amostra de solo usando o Trado Holandês (Arquivo Pessoal)