Portal do Governo Brasileiro

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)

Imprimir PDF

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com o Instituto Federal Goiano – Câmpus Iporá está com inscrições abertas para 230 vagas em oito cursos de qualificação profissional. (Cursos de curta duração).

Podem se inscrever alunos do ensino médio da rede estadual, com idade mínima de 16 anos, onde os interessados devem procurar as suas escolas; Beneficiários do Programa Bolsa família e seus dependentes, que devem procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS); Os membros do programa Soldado Cidadão - atiradores de Tiros de Guerra, reservistas e praças em momento de baixa das forças armadas deverão procurar sua unidade de comando; e os solicitantes do Seguro-Desemprego que podem procurar a unidade do Sistema Nacional de Emprego (SINE). Os cursos são oferecidos gratuitamente, com 160 horas (Minímo), no formato de 4 horas/dia oferecidos no IF Goiano - Câmpus Iporá.

 

Confira os Cursos Ofertados no Câmpus Iporá

Cursos de Qualificação Profissional de no mínimo 160 horas, referenciados pelo Guia Pronatec de cursos FIC, no formato de 4 horas/dia com horários dos cursos alternados e horários das aulas regulares.

01 - Auxiliar Administrativo (160h)

Atua nos processos administrativos da empresa, executando atividades de apoio nas áreas de recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas, observando os procedimentos operacionais e a legislação.

02 - Promotor de vendas (160h)

Organiza equipes de trabalho; Impulsiona ações de vendas; Pesquisa produtos e serviços da concorrência; Controla e subsidia as ações de promoção de vendas; Expõe mercadorias; Faz reposição de mercadorias; Elabora relatório de vendas, promoções, demonstrações e pesquisa de preços.

03 – Auxiliar de confeitaria (160h)

Auxilia o confeiteiro na preparação, montagem e finalização de diversos produtos e organização da estrutura da confeitaria; Realiza a preparação prévia de frutas, geléias, massas diversas, cremes, caldas, glacês, chocolates e recheios para sobremesas; Elabora produtos de confeitaria, realizando o preparo de massas, coberturas e recheios, de acordo com as normas técnicas de segurança, higiene e saúde no trabalho.

04 – Merendeira (160h)

Prepara e serve refeições escolares, segundo orientações de nutricionista ou cardápio; Higieniza os ingredientes, utensílios e ambientes de serviço; Adota normas de segurança alimentar, observando controles de higiene, saúde e proteção ambiental.

05 – Auxiliar de fiscalização ambiental (160h)

Auxilia na fiscalização de posturas ambientais, por meio de vistorias, inspeções e análises técnicas de locais, atividades, obras, projetos e processos, visando ao cumprimento da legislação ambiental e sanitária; Promoção de educação sanitária e ambiental.

06 – Montagem e manutenção de computadores (160h)

Realiza manutenção em computadores; Monta, instala e configura dispositivos de hardware; Instala e configura sistemas operacionais e software aplicativos; Monta, instala e repara microcomputadores, identificando e instalando sistemas operacionais, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

07 – Operador de computador (160h)

Utiliza aplicativos de escritório e utilitários na edição de textos; Elaboração de planilhas eletrônicas; Apresentação de slides e compactação de arquivos; Pesquisa e navegação na internet; Uso do correio eletrônico; Instalação e configuração do sistema operacional, aplicativos de escritórios e periféricos; Organiza a entrada e saída de dados em sistemas de informação; Seleciona programas de aplicação a partir da avaliação do usuário, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade e segurança.

08 – Auxiliar técnico em agropecuária (200h)

Produção em propriedades rurais de pequeno, médio e grande porte; Executa todas as fases dos projetos agropecuários; Executa programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial; Executa atividades de tratos culturais e manejo animal.

Maiores informações:

Coordenadoria de Extensão – Câmpus Iporá

Fone: (64) 3674-0400