Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 01 de Setembro de 2021, 11h59 | Última atualização em Quarta, 01 de Setembro de 2021, 17h02 | Acessos: 3125

A Extensão do IF Goiano é entendida como um processo educativo, cultural, científico, tecnológico, social e político que promove a interação dialógica e transformadora entre IF Goiano, instituições parceiras e sociedade, articulando o conhecimento gerado pela pesquisa, ensino e extensão com as demandas emanadas de diferentes segmentos sociais na perspectiva do desenvolvimento economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente sustentável, considerando sempre a territorialidade.

São eixos norteadores do trabalho extensionista:

  • Impacto e transformação: estabelecimento de vínculos com diferentes setores da sociedade por meio de ações de caráter transformador e inclusivo;
  • Interação dialógica: permanente processo de diálogo, interação e trocas entre o IF Goiano e sociedade.
  • Interdisciplinaridade: integração e diálogo entre diferentes áreas do conhecimento possibilitando aglutinar diferentes competências na solução dos problemas e uma formação integral e cidadã;
  • Indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão: interação entre teoria e prática;
  • Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental: respeito aos direitos humanos, à diversidade étnico-racial e de gênero, bem como ao meio ambiente;

Dimensões da Extensão

São consideradas atividades de Extensão no IF Goiano – Campus Urutaí as ações que envolvam: Serviços Tecnológicos, Eventos, Projetos, Estágio, Emprego, Cursos de Extensão (FIC – Formação Inicial e Continuada), Visitas Técnicas e Gerenciais, Empreendedorismo, Acompanhamento de egressos. Estas ações devem ser planejadas e executadas nas seguintes linhas de Extensão:

Linha de Extensão

Descrição

Acessibilidade

Desenvolvimento de regulamentos, projetos, realização de eventos e outras ações voltadas à inclusão de pessoas com necessidades especiais.

Artes e patrimônio histórico-cultural

Desenvolvimento de regulamentos, projetos, eventos e ações multiculturais envolvendo as diversas áreas da história, cultura e artes.

Produção animal

Desenvolvimento de regulamentos, projetos, realização de eventos e outras ações voltadas à produção de origem animal.

Produção vegetal

Desenvolvimento de regulamentos, projetos, realização de eventos e outras ações voltadas à produção de origem vegetal.

Desenvolvimento industrial

Desenvolvimento de regulamentos, projetos, realização de eventos e outras ações relativas à otimização de processos, geração de tecnologias limpas de produção e projetos industriais de inovação.

Desenvolvimento e inovação tecnológica

Desenvolvimento de regulamentos, projetos, realização de eventos e outras ações relativas a processos de investigação e produção de novas tecnologias, técnicas, processos produtivos, padrões de consumo e produção (inclusive tecnologias sociais).

Desenvolvimento regional

Desenvolvimento de regulamentos, projetos, eventos e outras ações voltadas à elaboração de diagnósticos e de propostas de planejamento regional, envolvendo práticas destinadas à elaboração de planos diretores, soluções, tratamento de problemas e melhoria da qualidade de vida da população local, tendo em vista suas práticas produtivas.

Educação de jovens e adultos

Desenvolvimento de regulamentos, projetos, realização de eventos e outras ações visando à educação formal e não formal, tendo como objeto da ação os jovens e adultos.

Desenvolvimento rural e questão agrária

Desenvolvimento de regulamentos, projetos, realização de eventos, produção de material didático e formação, capacitação e qualificação de pessoas que atuam na área.

Empreendedorismo

Desenvolvimento de regulamentos, projetos, assessoria, consultoria e realização de eventos relativos à constituição e gestão de empresas juniores, incubadoras de empresas, cooperativas e empreendimentos.

Esporte e lazer

Desenvolvimento de regulamentos, projetos, realização de eventos e outras ações voltadas à prática desportiva, atividades físicas e vivências de lazer para crianças, jovens e adultos.

Formação docente

Desenvolvimento de regulamentos, projetos, assessoria, consultoria, realização de eventos e outras ações voltadas a processos de formação docente, envolvendo a discussão de fundamentos e estratégias para a organização do trabalho pedagógico.

Questões ambientais

Desenvolvimento de regulamentos, projetos, realização de eventos e outras ações voltadas à questão ambiental.

Segurança alimentar

Desenvolvimento de regulamentos, projetos, realização de eventos e outras ações de incentivo à produção de alimentos básicos, agricultura urbana, hortas escolares e comunitárias.

Tecnologia da informação

Desenvolvimento de regulamentos, projetos, realização de eventos e outras ações visando à inclusão digital.

Temas específicos

Realização de eventos, processos de formação e capacitação relativos a temas das diversas áreas do conhecimento (ciências humanas, biológicas, sociais aplicadas, exatas e da terra, da saúde, ciências agrárias, engenharias, linguística), visando à reflexão e à produção de materiais didáticos relacionados ao tema.

Ações sociais e Inclusivas

Desenvolvimento de regulamentos, projetos, realização de eventos e outras ações envolvendo: utilidade pública, solidariedade, ações de caráter informativo, ações inclusivas, tecnologias sociais, campanhas, direitos humanos, igualdade racial, gênero, contemplando comunidade em situação de risco e vulnerabilidade social.

Acompanhamento de Egressos

Encontro de egressos, mapeamento, busca ativa, parcerias, empregabilidade.

 


DIRETOR DE EXTENSÃO
 

Prof.ª. Ma. Agda Lovato Teixeira

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (64) 3465-2070

 

GERENTE DE EXTENSÃO

Prof. Dr. Wesley José de Souza

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (64) 3465-2006

 

SECRETÁRIO DA EXTENSÃO

Téc. Adm. Me. Rafael Vasconcelos de Oliveira

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (64) 3465-1970

 

Regulamento Institucional das Ações de Extensão (RAE)

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página