Página inicial > Assessoria Pedagógica > Ensino - Rio Verde > Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE)

Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE)

Publicado: Quarta, 02 de Setembro de 2015, 10h47 | Última atualização em Quarta, 09 de Outubro de 2019, 20h29 | Acessos: 6262

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), do IF Goiano - Campus Rio Verde, surgiu no ano de 2011, logo após a promulgação do Decreto 7.611/2011, que dispõe sobre a educação especial e o atendimento educacional especializado nas Instituições de Ensino brasileiras. No organograma do Campus Rio Verde, o NAPNE encontra-se ligado à Diretoria de Ensino.

De maneira geral, objetiva-se fomentar a criação de uma cultura de “educação para a convivência" e para o acolhimento da diversidade no âmbito do campus, a partir da implementação da pesquisa e identificação dos fatores físicos, educacionais, comportamentais e culturais que representam barreiras à inclusão de alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) no ensino regular e, por sua vez, a consequente intervenção interdisciplinar frente as mesmas.

Além disso, possui como objetivo específico contribuir na implementação das políticas de acesso, permanência e conclusão com êxito dos alunos PAEE (pessoas com deficiências – intelectual, auditiva/surdez, visual, física e múltipla; transtornos globais do desenvolvimento; e altas habilidades/superdotação), bem como disponibilizar apoio especializado a tais alunos e, também, aos professores.

Dessa forma, o NAPNE tem a intencionalidade de promover ações e intervenções educativas para as pessoas marginalizadas e excluídas historicamente, a saber, as pessoas em situação de desfavorecimento social devido à etnia, orientação sexual, gênero, credo, condição econômica, PAEE, pessoas encarceradas, apenadas e adolescentes em conflito com a lei.

Atualmente, o NAPNE é coordenado pelo professor Calixto Júnior de Souza e possui como membros: o intérprete em Libras/Português e vice-coordenador do NAPNE, Adriano Aparecido da Silva; a pedagoga Jeanne Mesquita de Paula Leão; a assistente social Andréa Guerra Ferreira Campos; o psicólogo Leandro Farias Garcia; a técnica em enfermagem Lorrainy Gomes dos Santos; a professora Luiza Ferreira Rezende de Medeiros; professora Patrícia Gouvêa Nunes; a assistente em administração Renata Lima Cardoso; a professora Wilciene Nunes do Vale.

Projeto desenvolvido:

EDUCAÇÃO E ESPORTE: importantes ferramentas de inclusão