Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Calendários acadêmicos > Últimas notícias - Cristalina > Observação dos astros e debate sobre a revolução científica movimentaram o Campus Cristalina
Início do conteúdo da página

Observação dos astros e debate sobre a revolução científica movimentaram o Campus Cristalina

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 14 de Junho de 2019, 12h04 | Última atualização em Terça, 20 de Abril de 2021, 11h39 | Acessos: 901

Além de debate sobre o contexto do Renascimento Italiano no século XVI e as teorias inovadoras de grandes estudiosos, os alunos tiveram a oportunidade de observar a Lua, os planetas Júpiter e Saturno, além de várias constelações.

No dia 11 de maio, no fim da tarde, ocorreu no IF Goiano Campus Cristalina intensa mobilização de servidores e estudantes para a participação nas atividades do debate sobre a revolução científica do século XVI e da observação noturna dos astros. Inicialmente os professores Hugo David Gonçalves, de História e Filosofia no IF Goiano Campus Cristalina, e Fernando Pereira de Sá, de Química e Física no IFG Campus Inhumas debateram sobre o contexto do Renascimento Italiano no século XVI e as teorias inovadoras de grandes estudiosos como Tycho Brahe, Giordano Bruno, Galileu Galilei, Johannes Kepler e Nicolau Copérnico. O impacto das descobertas desses pensadores na construção da ideia de modernidade no contexto da expansão marítima europeia e do desenvolvimento da Filosofia Natural foi fundamental. Essas descobertas só foram possíveis pela recuperação dos estudos de pensadores Clássicos como Euclides de Alexandria e Aristarco de Samos e também do contato dos pensadores europeus com obras advindas do mundo islâmico. O movimento das Cruzadas e da Reconquista Ibérica foram fundamentais para a abertura do pensamento europeu para as diferentes culturas com as quais passaram a ter contato nesses contextos específicos. O movimento aparente dos astros, observados desde tempos antigos, apontava para órbitas elípticas, o que permitiu explicar o chamado movimento retrógrado dos planetas. Após esse debate os estudantes e servidores foram para a área externa do Campus fazer observações dos astros através do telescópio do IFG Campus Inhumas, gentilmente cedido para a realização deste evento. Nesse momento observaram-se a Lua e os planetas Júpiter e Saturno, além de várias constelações. Para a realização desse evento, a colaboração direta dos estudantes Emmanoel Hilário Martins Dal Ponte, Luís Henrique dos Santos Silva Leite e Rafaela Bassani Mühl e dos servidores Adriana Alves Pequeno da Silva, Andesson Brito Nascimento, Lauro Bücker Neto, Lucas Rodrigues de Amorim e Mário Lucio Alexandre foram fundamentais. Destaque-se a presteza do diretor do IFG Campus Inhumas, Professor Leandro dos Santos, que atendeu com imediata presteza nossas solicitações. A eles um especial agradecimento.

Assessoria de Comunicação Social e Eventos IF Goiano Campus Cristalina - Texto Prof. Hugo David Gonçalves.

 

 

Fim do conteúdo da página