Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Institucional

IF Goiano desenvolve o Plano Estratégico de Permanência e Êxito

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 23 de Outubro de 2018, 17h06 | Última atualização em Sexta, 26 de Outubro de 2018, 14h36 | Acessos: 1865

Ação visa diagnosticar fatores de evasão e retenção de estudantes a fim de apontar ações pedagógicas e administrativas que visem o monitoramento e a diminuição das taxas de evasão e retenção na Instituição.

Em um projeto institucional, as Pró-Reitorias de Ensino e de Extensão do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) propõem junto aos campi diagnosticar os principais fatores de evasão e retenção dos estudantes da Educação Básica Profissional e Superior. A ação visa definir ações pedagógicas e administrativas de superação para o monitoramento e diminuição das taxas de evasão e retenção na Instituição de modo a propor as diretrizes para elaboração do Plano Estratégico de Permanência e Êxito (PEPE) para o ano de 2019.  

Para execução do trabalho foi constituída uma comissão central na reitoria, com representantes das pró-reitorias de ensino, pesquisa e extensão, e comissões locais em cada unidade. "Trata-se de um projeto que integra diferentes ações e por isso, exige muito esforço, envolvimento, comprometimento e dedicação dos membros dessas comissões com vistas a consolidar as propostas administrativas e pedagógica de combate à evasão e retenção", explica a diretora de Desenvolvimento de Ensino do IF Goiano, Vívian Caixeta.

O PEPE será elaborado com base na realização de levantamentos quantitativo e qualitativo das taxas e causas de evasão e retenção. As taxas de evasão, retenção e eficiência acadêmica, que compreendem os dados quantitativos, serão sistematizadas a partir dos dados do SISTEC/Plataforma Nilo Peçanha 2017, agora no segundo semestre de 2018, e SISTEC/Plataforma Nilo Peçanha 2018, no primeiro semestre de 2019. As informações extraídas nesta última etapa serão apresentadas no V Ciclo de Formação, previsto para o segundo semestre de 2019.

Já os dados qualitativos, que são as causas de evasão, retenção e eficiência acadêmica, referentes ao ano de 2018, serão coletadas pelo diagnóstico qualitativo, que será realizado por meio de aplicação de questionário eletrônico para docentes e técnicos administrativos efetivos, da área pedagógica e, para todos os estudantes em curso e evadidos dos níveis, formas e modalidades de ensino da educação básica profissional e superior, independentemente de seu ano e período do curso.

Os resultados obtidos do levantamento quantitativo e do diagnóstico qualitativo serão utilizados para o planejamento das ações 2019 das Pró-Reitorias de Ensino e Extensão, bem como dos campi do IF Goiano, a luz do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). "Com o desenvolvimento desse plano de ação, acreditamos que as propostas contribuirão para elevar os índices de permanência e êxito dos estudantes, em todos os níveis, formas e modalidades de ensino ofertadas no IF Goiano, por meio de ações efetivas e coletivas" afirma Vívian.

Raio-X da Permanência - Este é o nome da campanha que será realizada em prol da adesão ao formulário eletrônico para levantamento dos dados qualitativos para elaboração do Plano Estratégico de Permanência e Êxito (PEPE). Esse questionário estará disponível no Sistema Unificado da Administração Pública (Suap), para servidores, e no Q-Acadêmico para alunos. Ele será enviado também por e-mail para ambos os públicos. O formulário deverá ser respondido entre os dias 24 de outubro e 14 de novembro. Para alunos evadidos, o diagnóstico será realizado no mês de março de 2019.

 

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em:
Fim do conteúdo da página