Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Estudantes terão acesso a e-mail acadêmico institucional

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 28 de Abril de 2020, 11h57 | Última atualização em Sexta, 08 de Mai de 2020, 14h07 | Acessos: 3050

Ferramenta traz uma série de benefícios. Saiba como criá-lo.

imagem sem descrição.

Estudantes do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) terão, a partir de terça-feira, 28, acesso a um e-mail acadêmico institucional. Tal projeto é uma demanda que está sendo trabalhada há, pelo menos, quatro anos, e priorizada nos últimos meses pela gestão do Instituto.

Interessados devem cadastrar o e-mail por meio do portal do IF Goiano (veja link abaixo). No ato do cadastro, o sistema fará algumas sugestões de endereço válidas, seguindo o padrão nome.sobrenome@estudante.ifgoiano.edu.br, aprovado pelo Conselho Superior da Instituição. Cabe ressaltar que os discentes deverão estar cientes das normas de uso do e-mail antes de utilizá-lo.

O uso do e-mail institucional não é obrigatório, mas traz uma série de vantagens. O diretor de Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto, Fernando Tsukahara, explica, por exemplo, que por ser uma conta do Google, o estudante terá acesso a ferramentas como planilhas, documentos, apresentações, agenda e compartilhamento de arquivos. Outra vantagem é que que algumas plataformas de eventos científicos recomendam o uso de e-mails institucionais na submissão de artigos e trabalhos.

Além disso, Fernando ressalta que existem empresas consagradas que oferecem softwares em versão educacional ou serviços a custos reduzidos a estudantes. "Mas, para tanto, eles precisam cadastrar um e-mail com domínio que pertença a uma instituição de ensino”, destaca. São exemplos de empresas que oferecem esse tipo de benefício: Microsoft; Autodesk (fabricante do Autocad); Adobe (fabricante do Photoshop e do Ilustrator); Matlab (programa de computação científica); YouTube Premium; Spotify e Apple - que dão descontos para estudantes.

Para o reitor do IF Goiano, Elias Monteiro, o uso do e-mail institucional traz, também, mais segurança no uso da plataforma Moodle, usada nas aulas online durante o período da quarentena. O gestor reconhece que o e-mail não é a ferramenta de comunicação mais usual hoje em dia, porém vale a pena pelos inúmeros benefícios que apresenta, já listados. Elias adianta que novos canais de diálogo com estudantes estão sendo pensados pela Instituição e deverão ser lançados em breve.

Política de Comunicação - As formas de o Instituto interagir com os estudantes está sendo discutida durante o processo de construção da Política de Comunicação do IF Goiano. O assunto foi abordado em reunião com servidores e estudantes no último dia 15 de abril. A discussão vai se tornar um texto preliminar, que será aberto para consulta pública até o início do mês de maio. Todos os discentes da Instituição poderão contribuir com sugestões (saiba mais abaixo).  

 

Leia as normas de uso do e-mail

Crie seu e-mail institucional

Acesse a página da Política de Comunicação

 

Diretoria de Comunicação Social e Eventos

 

Fim do conteúdo da página