Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
CIência

Eventos de pesquisa começam em Rio Verde

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 23 de Outubro de 2018, 14h41 | Última atualização em Terça, 23 de Outubro de 2018, 19h22 | Acessos: 824

Investimento em ciência e tecnologia para o desenvolvimento e segurança de Estado é tema da palestra de abertura. Congressos e Seminário serão realizados até sexta-feira, 26. 

Começaram nesta segunda-feira, 22, os eventos integrados de pesquisa do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) que acontecem no Campus Rio Verde da instituição até o dia 26.

A programação integra atividades do 7º Congresso Estadual de Iniciação Científica e Tecnológica do IF Goiano (Ceict), 7º Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Rio Verde (CPPG) e 8º Seminário de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação do IF Goiano (Semapós).

A cerimônia de abertura teve início com a apresentação Grupo de Violões e Grupo de Saxofones do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Campus Goiânia. Sob a regência e comentários dos professores Daniel Araújo e Maurício Mendonça, os estudantes interpretaram músicas populares e eruditas.

Na sequência, gestores do IF Goiano e convidados compuseram a mesa de abertura e discursaram sobre a importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento dos povos. A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaíra Turchi, e o reitor do IF Goiano, Vicente Pereira de Almeida, comentaram em suas falas a dimensão e sucesso do trabalho realizado pelos institutos federais nos últimos anos. “Os institutos federais possuem um modelo responsável, bem-sucedido e competente no desenvolvimento do Brasil, dando oportunidades principalmente aos que mais precisam”, disse Maria Zaíra.

O reitor ressaltou ainda que o fortalecimento da pesquisa no IF Goiano faz parte de um projeto de verticalização do ensino, integrando desde o ensino técnico até a pós-graduação, e de interação do instituto com o setor empresarial, buscando recursos e demandas para realizar investigação científica.

A solenidade contou ainda com a presença da presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, que faz palestra nessa terça-feira, 23, sobre o Novo Marco Regulatório da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil.

Palestra - A abertura do evento foi dividida entre o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, e o pesquisador do Instituto Volcani, Beni Lew, que falaram sobre o exemplo israelense de investimento em ciência e tecnologia para promover o desenvolvimento e a segurança de seu Estado.

Ambos comentaram que o território de Israel é pequeno, com recursos naturais e mão-de-obra limitados, mas que é um dos Estados que mais investe em ciência e tecnologia no mundo. “Israel investe 4,5% do seu PIB em pesquisa e desenvolvimento, o que faz dele um Estado exportador e referência em tecnologias relacionadas à água, energia e alimento”, concluiu.

 

Acesse:
Página do evento
Transmissão da abertura

 

Assessoria de Comunicação do Polo de Inovação

registrado em:
Fim do conteúdo da página