IF Goiano discute parceria com instituto israelense

Publicado: Terça, 23 de Outubro de 2018, 17h24 | Última atualização em Quarta, 24 de Outubro de 2018, 17h52 | Acessos: 789

Embaixador e pesquisador de Israel foram recebidos por empresários e lideranças locais, assim como gestores e pesquisadores do instituto.

Os eventos que ocorrem no Campus Rio Verde essa semana também abrem espaço para articulações internacionais para pesquisa e pós-graduação. Na manhã desta terça-feira, 23, gestores e pesquisadores do IF Goiano receberam o embaixador israelense Yossi Shelley e o pesquisador Beni Lew do Instituto Volcani, ligado ao Estado de Israel, para uma reunião que contou ainda com a presença de autoridades e empresários locais.

Durante o encontro, os representantes de Israel discutiram as condições e desafios da ciência, tecnologia e inovação em seu território, e propuseram a realização de parcerias para negócios e pesquisas. Empresários e lideranças políticas aproveitaram o momento para compreender como funcionam, em Israel, a propriedade fundiária, o fomento à pesquisa e inovação, entre outros assuntos.

Em um segundo momento, a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaíra Turchi, e o reitor do IF Goiano, Vicente Pereira de Almeida, registraram o interesse e apoio às potenciais parcerias entre a instituição e o Instituto Volcani.

O gerente de Prospecções e Oportunidades do Polo Embrapii do IF Goiano, Gustavo Castoldi, explicou que o convênio que está sendo esboçado com o instituto israelense contempla intercâmbio entre pesquisadores, execução de projetos e promoção de eventos científicos em conjunto, compartilhamento de informações e publicações acadêmicas, entre outras ações. A parceria poderá ser formalizada dentro de alguns meses.

Instituto Volcani - É um centro de pesquisas em agricultura do Estado de Israel, similar ao modelo da Embrapa no Brasil. A organização trabalha principalmente com pesquisas sobre solo, água, meio ambiente, plantas, animais, pós-colheita e engenharias. Diversas tecnologias desenvolvidas na instituição são referências globais, principalmente porque foram pensadas para as condições de clima e solo muito desafiadoras do território israelense. Também é um exemplo importante o modelo do Estado israelense de investimento de 4,5% de seu PIB em ciência e tecnologia. Ambos foram discutidos no encontro.

Assessoria de Comunicação do Polo de Inovação

registrado em: