Intercâmbio

Conif lança edital para bolsas de estudo no Canadá

Publicado: Terça, 20 de Novembro de 2018, 16h47 | Última atualização em Terça, 27 de Novembro de 2018, 16h02 | Acessos: 3598

As oportunidades são para curso de idioma, formação e estágio, com proficiência em inglês ou francês. Inscrições vão até 4 de dezembro.

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em parceria com Colleges and Institutes Canada(CICan, na sigla em inglês), divulga edital do Programa de Bolsas de Estudo Canadá-Brasil 2019-2020 (CBSP, sigla em inglês) - veja link abaixo. A oferta disponibilizará bolsas de estudo para os estudantes da Rede Federal que desejem aperfeiçoar o inglês ou o francês e estudar em colleges canadenses.

Ao todo, são ofertadas cinco bolsas – que incluem o curso de idioma, formação e estágio –, sendo quatro delas para proficiência em inglês e uma para proficiência em francês. O número de bolsas pode variar, dependendo do interesse dos estudantes e da disponibilidade de programas acadêmicos canadenses.

Além de subsídio mensal e seguro-saúde, a bolsa cobrirá taxas de matrícula, ajuda de custo para compra de materiais de estudo e despesas de viagem (Brasil-Canadá-Brasil). Também está incluso auxílio para o custeio de acomodação.

Requisitos – Para pleitear a bolsa, o candidato deve cumprir os requisitos listados abaixo:

1- estar regularmente matriculado em uma instituição que integre a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica;
2- ter completado, no mínimo, dois semestres consecutivos como aluno regular de um curso superior de tecnologia (tecnólogo) em uma instituição da Rede Federal, sem reprovações ou notas incompletas;
3- ter, no mínimo, um semestre acadêmico a ser concluído após o retorno dos estudos no Canadá;
4- possuir coeficiente de rendimento maior ou igual a 70%;
5- apresentar resultados satisfatórios em um dos testes de proficiência em inglês ou em francês.

Inscrições – O formulário de inscrição e demais documentos de apoio devem ser submetidos à Coordenação de Assuntos Internacionais do IF Goiano, no máximo, 4 de dezembro de 2018 por meio do e-mail internacional@ifgoiano.edu.br (veja links abaixo).

As inscrições de estudantes mulheres, negros, pardos, indígenas e de baixa renda (renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio) serão incentivadas na seleção, desde que atendam aos critérios de elegibilidade. Contudo, todos aqueles que estejam em conformidade com o edital podem submeter sua inscrição.

CICan – O Colleges and Institutes Canada representa os colleges canadenses que atuam, principalmente, em áreas voltadas à indústria e setores sociais. As instituições estão presentes em três mil comunidades urbanas e rurais em todo o Canadá e reúnem cerca de um milhão e meio de alunos.

Acesse a Chamada Pública n°4/2018

Formulário de inscrição e informações

Termo de compromisso

Termo de liberação de imagem