IF Goiano promove oficina sobre Sisgen

Publicado: Terça, 11 de Dezembro de 2018, 17h56 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 11h20 | Acessos: 1160

Atividade visa apresentar orientações sobre o Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (Sisgen) e sobre o novo marco legal da biodiversidade.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou oficina sobre Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (Sisgen). O evento foi promovido pela pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Instituição, na terça-feira, 11, no auditório da Reitoria. Na ocasião foi discutido também o novo marco legal da biodiversidade.

A oficina foi ministrada pela equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Goiás (UFG) e direcionada a docentes pesquisadores do IF Goiano. O SisGen é um instrumento para gerenciamento e cadastro de notificações para rastreabilidade e verificação das informações acerca de acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado.

A atividade foi proposta para esclarecer dúvidas e orientar os professores no cadastro de suas pesquisas no Sisgen, que passou a ser obrigatório com a Lei da Biodiversidade, de 20 de maio de 2015. A partir dessa legislação, as pesquisas que utilizam material do patrimônio genético brasileiro, assim como o desenvolvimento e a comercialização de produtos com a biodiversidade brasileira precisaram ser cadastradas eletronicamente nesse sistema. O cadastro é obrigatório a todos os pesquisadores cuja pesquisa se enquadre nos requisitos listados anteriormente.

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: