Comemoração

Homenagem ao dia das Mães

Publicado: Sexta, 10 de Mai de 2019, 20h48 | Última atualização em Terça, 14 de Mai de 2019, 15h03 | Acessos: 2427

Em matéria especial à data, o IF Goiano contará como é para nossas mães ter seus filhos na mesma Instituição, seja como colegas de trabalho ou dentro de sala de aula.

Mãe é amor, zelo, colo e cuidado. É também aquela bronca necessária ou lição na hora certa. Mas uma coisa é certa, poder dividir cada vez mais horas do dia a dia com a mãe é, com certeza, um privilégio para todo filho. Em homenagem ao Dia das Mães, o  IF Goiano contará como é para nossas mães ter seus filhos na mesma Instituição, seja como colegas de trabalho ou dentro de sala de aula.

Servidora do Campus Ceres, a técnica em Assuntos Educacionais, Clêide Maria Ferreira, sempre reconheceu no serviço público a garantia de trabalho e remuneração estáveis. Fato este que a levou a prestar concurso e ingressar na então Escola Agrotécnica Federal de Ceres, em 1995. Mas o que ela não imaginava era que, mais do que a estabilidade do serviço público, vinte anos depois teria a oportunidade de trabalhar com sua filha, a assistente em Administração, Kenia Daniela Ferreira. “Meus outros dois filhos já são funcionários públicos federais e eu tinha para ela esse sonho também, então ela trabalhar aqui, no IF Goiano, foi uma coisa que me trouxe muita alegria”, conta.

Mãe e filha já chegaram a dividir o mesmo local de trabalho, mas atualmente estão em salas lado a lado. “Ela não estar trabalhado mais comigo, não me trouxe tanta insatisfação, pois pela ética seria melhor não ficarmos juntas”, reforça Cleide, que sempre deixou claro que na Instituição a relação é profissional. Mas mesmo sendo uma mãe firme, Kenia revela que por mais que o profissionalismo exista, o cuidado também aparece no dia a dia. “Quando ela me vê correndo, muito focada, ela me chama, me pede cuidado, pois sabe que meu corpo não avisa quando estou cansada, ele desaba”, afirma.

Além do carinho, a assistente em Administração reconhece que trabalhar ao lado da mãe é uma oportunidade de estar mais presente na rotina dela, afinal se encontram todos os dias. “Por causa da correria eu quase não vou à casa da minha mãe, mas a gente se encontra todo dia, isso não tem nem explicação do tanto que é gratificante e maravilhoso”, revela. “Não é uma coisa que acontece muito fácil de mãe e filha trabalhar no mesmo lugar, então reconheço que o que eu tive foi privilégio de poder trabalhar junto com ela, na mesma instituição, estar junto todo dia”, finaliza.

Sala de aula – Para a professora do Campus Trindade, Ruth Aparecida Viana, a oportunidade de lecionar para os filhos aconteceu quando eles também ingressaram na unidade. Ruth é mãe dos estudantes Múria Carrijo Viana, que fez o curso técnico em Automação Industrial, na unidade, e hoje faz graduação em Engenharia de Controle e Automação, no IFG – Campus Goiânia, e Geraldo Murilo Viana, aluno do curso técnico em Informática para Internet, no Campus Trindade.

Sendo uma mãe carinhosa e amiga, mas, também exigente e que gosta de estabelecer limites, Ruth conta que na escola, para eles, ela sempre é professora. “Antes de dar a primeira aula, minha filha perguntou: ‘mamãe, será que vou chamar você de mamãe ou de professora quando tiver alguma dúvida?’ Respondi: professora”, explica.

Ter a mãe a frente na sala de aula sempre foi algo tranquilo para Múria. “Sempre gostei muito de ter aula com os dois, eu ficava confortável, feliz e entendia muita coisa”, lembra a filha, que já teve aulas com seu pai, o professor de Sociologia, José Geraldo da Silva, também do Campus Trindade. Mas tranquilidade não era sinônimo de passar a mão na cabeça. “Apesar dela ter sempre muita paciência para ensinar, parecia que pegava até mais pesado com a gente”, brinca.

Apesar da firmeza e profissionalismo, Ruth não esconde a mãe-coruja que também é! Múria foi aprovada em três processos seletivos para cursos superiores: Matemática, na USP de São Carlos (SP), Engenharia da Computação, no Campus Trindade, além de Engenharia de Controle e Automação, no IFG – Campus Goiânia. Já Geraldo, que está no 3º ano do curso integrado, ficou entre os três primeiros na Olimpíada de Física e foi destaque na última edição do Concurso de Contos Farol Literário, do IF Goiano.

O IF Goiano deseja um feliz dia das Mães!

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: