Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Evento

Solenidade marca abertura oficial da Agro Centro-Oeste Familiar 2019

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 29 de Mai de 2019, 21h31 | Última atualização em Sexta, 31 de Mai de 2019, 15h31 | Acessos: 1224

Evento foi realizado no Centro de Eventos Ricardo Freua Bufaiçal, da UFG, e destacou preocupação com continuidade dos investimentos em agricultores familiares.  IF Goiano anuncia que Campus Ceres será sede no próximo ano. 

imagem sem descrição.

Agricultores familiares e representantes de instituições participaram na tarde da quarta-feira, 29, da abertura oficial da 17ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar 2019. A solenidade foi realizada no Centro de Eventos Ricardo Freua Bufaiçal, no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Participaram, representando o IF Goiano na solenidade, o pró-reitor de Extensão, Sebastião Nunes da Rosa Filho, e os diretores-gerais dos campi Ceres, Cleiton Mateus, e Trindade, Júlio Cezar Garcia. 

Representando o reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, o pró-reitor Sebastião Nunes anunciou em sua fala que a edição de 2020 da Agro Centro-Oeste Familiar será realizada no Campus Ceres do IF Goiano. "Contamos com o apoio de todos os parceiros aqui presentes para darmos continuidade a este importante evento, que tanto contribui para os agricultores familiares e sociedade", ressaltou. 

Em sua fala, a coordenadora da edição 2019, Graciella Corcioli,  destacou algumas ações que devem chamar a atenção nesta edição como o número de empreendimentos representados na feira, que passou de 80, e a gestão de resíduos. A Acof 2019 vai tentar reduzir a quantidade de resíduos produzidos na feira e garantir a destinação correta do material descartado.

O reitor da UFG, Edward Madureira, falou um pouco sobre a história do evento que em 2013 passou a ser itinerante e ressaltou que é uma iniciativa desprovida de vaidades e que cada parceiro dá vida ao projeto. Ressaltou que a agricultura familiar agrega valor à produção do interior do estado e que esse caráter itinerante é importantíssimo.

Pela Federação dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar (FETRAF) falou Alair Luiz dos Santos, que ressaltou a importância da agricultura familiar para colocar alimentos na mesa dos brasileiros. Ele também destacou a preocupação com a ameaça a programas políticos que auxiliam a agricultura familiar como a reforma agrária, a política nacional de habitação rural e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal: "Todos eles estão atualmente sob ameaça", ressaltou. Antônio Pereira Chagas também da FETRAF conclamou os representantes do governo a olhar para os agricultores familiares: "Temos força e vontade para produzir, mas precisamos de apoio do estado", afirmou

Programação - A Agro Centro-Oeste Familiar ocorre até o sábado, 1 de junho, e a programação conta com minicursos, atendimento à saúde para todos os visitantes, rodada de negócios, seminário científico, dia de campo sobre produção leiteira e horticultura e apresentações culturais. Uma das novidades deste ano é a rodada de negócios voltada para o Plano de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG).

A feira, que se consolidou como o maior evento da agricultura familiar no centro-oeste brasileiro, terá um número recorde de participantes neste ano. No total, 86 expositores estarão comercializando produtos nos estandes de economia solidária e na praça de alimentação. 

Pensando no grande número de produtores de leite na região, a organização da Agro Centro-Oeste vai promover inúmeras atividades sobre o setor. Outra novidade desta edição é o Prêmio Prefeito Amigo da Agricultura Familiar, que tem o objetivo de incentivar e dar visibilidade às ações das prefeituras em favor do desenvolvimento rural. O evento é aberto ao público e a programação completa está disponível no site oficial do evento.

IF Goiano - O IF Goiano participa do evento com palestras, minicursos e mesas-redondas na programação, além da realização do VIII Seminário Científico. O Seminário apresentará ao público, nos dias 30 e 31,projetos de pesquisa ou extensão em formato de pôsteres e apresentações orais, com o objetivo de  fomentar a divulgação da produção técnica, científica e extensionista relacionadas à agricultura familiar e camponesa.

 

Acesse o site do evento

 

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em:
Fim do conteúdo da página