A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
INCLUSÃO

Lançado edital para candidatos à utilização de cães-guia

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 30 de Maio de 2019, 20h51 | Última atualização em Quinta, 06 de Junho de 2019, 14h20 | Acessos: 281

Para participar, pessoas com deficiência visual devem estar inscritas no Cadastro Nacional de Candidatos à Utilização de Cães-guia. Disponibilização do animal depende de critérios previstos em edital e atende a formação de treinadores e cães do Programa.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Campus Urutaí divulga edital de seleção de candidatos à utilização de cães-guia treinados pelo Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia (Programa Cão-Guia), da unidade. Para participar, pessoas com deficiência visual devem estar inscritas no Cadastro Nacional de Candidatos à Utilização de Cães-guia. Disponibilização do animal depende de critérios previstos em edital e atende a formação de treinadores e cães do Programa.

O edital tem por objetivo selecionar pessoas com deficiência visual para participar do Curso de Formação de Duplas, que é a fase de adaptação do usuário ao cão-guia. Esta etapa compreende uma das atividades práticas do Curso de Formação de Treinador de Cães-guia e de Instrutor de Mobilidade com Cães-Guia e corresponde ao estágio final de qualificação do animal, capacitando-o a atuar ou não como guia. Os cães que não demonstrarem aptidão natural e/ou a qualidade necessária para guiar com eficiência e segurança uma pessoa com deficiência visual serão desligados do Programa.

A escolha do candidato será determinada pela compatibilidade com o cão-guia, por meio da avaliação de critérios técnicos, uma vez que cada animal apresenta características físicas e comportamentais distintas entre si, tais como: peso, altura, velocidade de caminhada, nível de atividade física e potencial para a realização das atividades diárias.

Segundo consta no edital, serão priorizados os candidatos residentes nas mesorregiões geográficas de Goiás e do Distrito Federal, com maior proximidade do IF Goiano - Campus Urutaí. A prioridade por candidatos próximos à sede do Programa é justificada no item dois do documento.

Seleção – O processo seletivo será iniciado a partir da identificação dos candidatos inscritos nos Cadastro Nacional. Estes serão notificados pelo Programa e convocados para enviar documentação para o Centro de Formação. A etapa seguinte corresponde à análise dos documentos pela comissão técnica responsável pela seleção.

Com os documentos aprovados, o candidato segue para terceira fase que corresponde à avaliação do desenvolvimento da duplausuário/cão-guia durante o processo de formação de dupla, conforme critérios estabelecidos em edital. Após a análise das três etapas, a comissão responsável pela seleção formulará um parecer conclusivo reprovando ou aprovando o candidato para o uso do cão-guia. O candidato que não alcançar o desempenho considerado satisfatório de condução do cão-guia com segurança e eficiência durante o processo de formação de dupla, será declarado inapto e não poderá ser beneficiado com o cão-guia.

 

Clique e leia o edital

Acesse a página do Programa Cão-Guia

 

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em:
Fim do conteúdo da página