Imagens digitais é tema de seminário

Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2019, 11h19 | Última atualização em Segunda, 17 de Junho de 2019, 13h30 | Acessos: 829

Evento abordou os impactos dos avanços tecnológico e social para cidades, saúde e agricultura. Palestras foram realizadas na sexta-feira, 7, na Reitoria.

Com o objetivo de fomentar a elaboração de projetos de inovação na área de processamento digital de imagens aplicadas à agricultura, saúde e segurança pública, o Instituto Federal Goiano realizou o I Seminário sobre Imagens Digitais, Avanço Tecnológico e Social para Cidades, Saúde e Agricultura. O evento ocorreu nesta sexta-feira, 7, no auditório da Reitoria.

Participaram do Seminário, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica da Setec/MEC, Ariosto Antunes, o reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IF Goiano, Fabiano Guimarães. Estiveram presentes também pró-reitores, diretor-geral e servidores dos campi da Instituição.

Em sua fala, o secretário da Setec, ressaltou a importância de se trabalhar em parcerias e investir em inovação com o objetivo de garantir formação dos alunos da Rede. Nesse sentido, uma das ações da Secretaria, segundo Ariosto, é atuar em parceria com o Ministério das Ciências, Tecnologia, Inovações e Comunicações visando avançar nos desafios da empregabilidade e avanço tecnológico.

O secretário afirmou também que, a exemplo do Polo de Embrapii implantado no IF Goiano, a secretaria visa ampliar o número de polos como esse em até nove Institutos. Segundo Ariosto, a Setec vai apresentar ao Conif uma proposta de como trabalhar estrategicamente os projetos de inovação dentro da Rede. “A gente vê onde o fruto semeia e gera os espaços para o debate e onde podemos colher as melhores ações”, diz.

Além da participação no Seminário, Ariosto também visitará o Campus Avançado Hidrolândia e participará da inauguração do Bloco de Informática no Campus Rio Verde. O secretário ainda realizará visita ao laboratório de Drones no Polo de Inovação. Os eventos acontecem também na sexta-feira, 7.

Palestra - A programação do Seminário foi marcada pela realização de três palestras. Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Dário Francisco Guimarães, discorreu sobre Processamento Digital de Imagens Aplicadas à Agricultura e Saúde. Para falar sobre Tecnologias e Imagens Digitais Aplicadas ao Esporte e a Saúde, o evento contou com a palestra do professor e pesquisador do IF Goiano, Matias Noll. O Seminário foi encerrado pela apresentação do professor efetivo do Polo de Inovação do IF Goiano, Tavys Micael, que falou sobre Imageamento Aéreo e Inteligência Artificial: Soluções para Culturas Agrícolas e Florestais.

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: