Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Extensão

Órgãos se reúnem com agricultores familiares para definir demandas de compras

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2019, 15h30 | Última atualização em Segunda, 17 de Junho de 2019, 13h42 | Acessos: 889

Encontro dá continuidade às discussões iniciadas durante a Agro Centro-Oeste 2019 e visa atender ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal. Reunião foi realizado na Reitoria do IF Goiano, na quinta-feira, 13.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano), por meio da pró-reitoria de Extensão, promoveu reunião entre representantes da Agricultura Familiar e órgãos compradores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal com o objetivo de fazer um levantamento das necessidades dos compradores e lista de oferta dos fornecedores da Agricultura Familiar. O encontro foi realizado na quinta-feira, 13, na Reitoria do Instituto.

Entre os órgãos participantes, além do IF Goiano, a reunião contou com a presença da Universidade Federal de Goiás (UFG), do Agrupamento de Apoio da Base Aérea de Anápolis e do Comando de Operações Especiais do Exército. Dentre os representantes da Agricultura Familiar, estiveram presentes assentamentos e cooperativas de vários municípios do estado de Goiás, entre eles: Santa Isabel, Rubiataba, Palminópolis, Ceres, Bela Vista de Goiás além de representantes de sindicatos de trabalhadores rurais de municípios como Itapuranga, Sancrerlândia, Rio Verde, Ceres, entre outros. A Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar do Estado de Goiás (FETAEG) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) também participaram e contribuíram com as discussões.

A reunião dá continuidade às discussões iniciadas na Mesa Redonda promovida pelo IF Goiano, no dia 30 de maio, na Feira Agro Centro-Oeste Familiar, na UFG. Segundo o Pró-Reitor de Extensão do IF Goiano, Sebastião Nunes da Rosa Filho, a ideia é efetivar um grupo propositivo de trabalho a fim de estabelecer vínculos entre produtores e compradores, elucidando possíveis entraves que dificultem essa relação, além de enaltecer a qualidade dos produtos da Agricultura Familiar e divulgá-los.

Na ocasião foram explicitadas suas principais necessidades no que tange a compra dos produtos da agricultura familiar, além de tirarem dúvidas quanto a entrega dos mesmos e as formalidades necessárias de cada instituição. Foi discutido a necessidade do envolvimento de nutricionistas em todo esse processo, com o objetivo de facilitar a escolha de alimentos de nossa região, valorizando a produção local.

A falta de divulgação foi relatada como um dos principais entraves. De acordo com a pró-reitoria de Extensão,  este ponto foi sanado com a proposta de a movimentação do grupo, uma vez que  desmistifica questões que atrapalham esse envolvimento e possibilita opções de produtos de qualidade oferecidos pela agricultura familiar antes dos órgãos compradores lançarem seus editais.

Como encaminhamento, o grupo sugeriu que fossem divulgados os produtos de cada cooperativa, explicando sobre sua sazonalidade, escala de produção e estratégias de entrega, facilitando a compra dos órgãos interessados. Um prévio calendário foi estabelecido para as próximas discussões no intuito de estabelecer mais contatos e diminuir os ruídos entre comprador e produtor.

 

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em:
Fim do conteúdo da página