Campus Avançado Hidrolândia promove certificação de Haitianos

Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2019, 15h55 | Última atualização em Terça, 20 de Agosto de 2019, 15h04 | Acessos: 1072

Curso de Operação Básica de Computadores promoveu a qualificação de imigrantes de comunidade em Goiânia. Cerimônia foi realizada no sábado, 10, na sede da unidade.

Com sentimento de gratidão e em clima de recomeço, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Campus Avançado Hidrolândia promoveu a certificação da turma de imigrantes haitianos do Curso de Formação Ini de Operação Básica de Computadores. A cerimônia foi realizada no último sábado, 10, na sede da unidade.

O curso foi uma demanda apresentada pela pró-reitoria de Extensão e executada pelo Campus Avançado Hidrolândia. As aulas, que foram ofertadas na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC),  com duração total de 40h, foram ministradas em Goiânia, nas tardes de sábado, durante os últimos meses, pelos professores Geovane Reges de Jesus e Amivaldo Batista. A oferta do curso teve que considerar o expediente de trabalho dos alunos, que encerra a semana no sábado de manhã.

Dos 25 alunos certificados, estiveram presentes na cerimônia oito estudantes, que fizeram questão de demonstrar a alegria e gratidão por terem concluído o curso. Em seu discurso, o aluno Durval destacou a hospitalidade e o amor dos professores ao ensinar e acolher os imigrantes em um país diferente do deles. A expectativa com a conclusão do curso é dar seguimento nos estudos. “Quero aprender mais e tudo o que uma universidade pode nos oferecer”, falou o pastor sobre sua vontade de ingressar no ensino superior.

O carinho entre a turma e a equipe também foi destacado pelos professores. Para o docente Amivaldo, o amor dos imigrantes na forma como tratam as pessoas, mesmo estando longe de sua terra natal, foi o que mais ficou da experiência em ministrar esse curso. “Estão sempre transmitindo muita alegria, apesar dos problemas que vivenciam”, afirma.

Para a gestão, a ênfase foi na representatividade do que essa certificação representa para a Instituição. Apesar de não parecer um número significativo, de acordo com a diretora de Extensão Geísa D’Ávila, que na ocasião estava representando o pró-reitor de Extensão, a formação de 25 imigrantes é um projeto de extrema relevância tanto para o IF Goiano, quanto para o Estado. “Nós ofertamos esse curso como forma de acolhe-los aqui em nosso país”, destaca Geísa, que exaltou também o comprometimento da equipe para a oferta das aulas.

Em sua fala, a diretora-geral do Campus Avançado Hidrolândia, Alessandra Edna de Paula, destacou a disciplina dos alunos e envolvimento dos professores durante o curso. “Não é fácil terminar uma semana de trabalho e se dedicar aos estudos, mas é isso que vai fazer a diferença de vocês em nosso país”, afirma.

Parabenizando os alunos e elogiando o trabalho da equipe durante o curso, o reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, encerrou a cerimônia colocando a Instituição à disposição da qualificação dos haitianos, pois, segundo ele, este foi só um pequeno passo na busca por conhecimento. “Desejamos que ocupem em nosso país o espaço que merecem com a nossa formação”, finaliza.

Coordenação-Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: