Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Extensão

Campus Avançado Hidrolândia promove certificação de Haitianos

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2019, 15h55 | Última atualização em Terça, 20 de Agosto de 2019, 15h04 | Acessos: 1072

Curso de Operação Básica de Computadores promoveu a qualificação de imigrantes de comunidade em Goiânia. Cerimônia foi realizada no sábado, 10, na sede da unidade.

Com sentimento de gratidão e em clima de recomeço, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Campus Avançado Hidrolândia promoveu a certificação da turma de imigrantes haitianos do Curso de Formação Ini de Operação Básica de Computadores. A cerimônia foi realizada no último sábado, 10, na sede da unidade.

O curso foi uma demanda apresentada pela pró-reitoria de Extensão e executada pelo Campus Avançado Hidrolândia. As aulas, que foram ofertadas na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC),  com duração total de 40h, foram ministradas em Goiânia, nas tardes de sábado, durante os últimos meses, pelos professores Geovane Reges de Jesus e Amivaldo Batista. A oferta do curso teve que considerar o expediente de trabalho dos alunos, que encerra a semana no sábado de manhã.

Dos 25 alunos certificados, estiveram presentes na cerimônia oito estudantes, que fizeram questão de demonstrar a alegria e gratidão por terem concluído o curso. Em seu discurso, o aluno Durval destacou a hospitalidade e o amor dos professores ao ensinar e acolher os imigrantes em um país diferente do deles. A expectativa com a conclusão do curso é dar seguimento nos estudos. “Quero aprender mais e tudo o que uma universidade pode nos oferecer”, falou o pastor sobre sua vontade de ingressar no ensino superior.

O carinho entre a turma e a equipe também foi destacado pelos professores. Para o docente Amivaldo, o amor dos imigrantes na forma como tratam as pessoas, mesmo estando longe de sua terra natal, foi o que mais ficou da experiência em ministrar esse curso. “Estão sempre transmitindo muita alegria, apesar dos problemas que vivenciam”, afirma.

Para a gestão, a ênfase foi na representatividade do que essa certificação representa para a Instituição. Apesar de não parecer um número significativo, de acordo com a diretora de Extensão Geísa D’Ávila, que na ocasião estava representando o pró-reitor de Extensão, a formação de 25 imigrantes é um projeto de extrema relevância tanto para o IF Goiano, quanto para o Estado. “Nós ofertamos esse curso como forma de acolhe-los aqui em nosso país”, destaca Geísa, que exaltou também o comprometimento da equipe para a oferta das aulas.

Em sua fala, a diretora-geral do Campus Avançado Hidrolândia, Alessandra Edna de Paula, destacou a disciplina dos alunos e envolvimento dos professores durante o curso. “Não é fácil terminar uma semana de trabalho e se dedicar aos estudos, mas é isso que vai fazer a diferença de vocês em nosso país”, afirma.

Parabenizando os alunos e elogiando o trabalho da equipe durante o curso, o reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, encerrou a cerimônia colocando a Instituição à disposição da qualificação dos haitianos, pois, segundo ele, este foi só um pequeno passo na busca por conhecimento. “Desejamos que ocupem em nosso país o espaço que merecem com a nossa formação”, finaliza.

 

Coordenação-Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em:
Fim do conteúdo da página