JIF 2015

Jogos nacionais reúnem 1200 atletas em Goiânia

Publicado: Segunda, 09 de Novembro de 2015, 13h20 | Última atualização em Segunda, 16 de Novembro de 2015, 17h39 | Acessos: 1429

Evento receberá 1.200 estudantes de todo o país. Atividades esportivas ocorrerão no Clube Ferreira Pacheco, pista de atletismo da UFG, Colégio Militar Hugo de Carvalho Ramos e Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Tudo pronto para receber os 1.200 estudantes dos institutos federais de todo País e demais instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que vão participar dos Jogos dos Institutos Federais (JIF 2015), em Goiânia. A abertura oficial do evento será realizada às 19 horas desta quarta-feira, 11, no ginásio do Colégio Santo Agostinho. O evento é aberto a participação da comunidade acadêmica e externa.

A solenidade vai contar com a presença do secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), Marcelo Feres, dos reitores dos institutos federais de Goiás e do Goiano, os anfitriões do evento, Jerônimo Rodrigues da Silva, e Vicente Pereira de Almeida, respectivamente, dos reitores de mais 36 institutos federais e representantes das demais instituições da Rede. As delegações vão se apresentar em desfile e terão também apresentações artísticas e culturais da banda sinfônica do IFG – Câmpus Goiânia, do grupo de ginástica acrobática Akros (DF), grupo de tecido Akróbatus Duo (SP), Trupe de Teatro Veraneio (GO) e grupo de Catira Os Filhos de Aparecida (GO).

Satisfeito em sediar os jogos, o reitor do IFG afirma que a definição do local sede tem um aspecto até mesmo econômico, em um momento atual de crise que estamos passando. “O Centro-Oeste facilita o deslocamento das delegações gerando economicidade. Entendemos também que esse é um momento de integração dos alunos da Rede Federal, dos 38 institutos e demais instituições da Rede, de troca de experiências, não só na área esportiva, mas também em termos de ensino, pesquisa e extensão dos diversos institutos do Brasil”, diz.

Para o reitor Vicente, o grande foco é a integração. “É um evento de magnitude muito grande, pois traz a integração dos institutos federais, a participação da Rede Federal cada vez mais em conjunto, um trabalho em equipe. É importante também pois reuniremos todos os reitores dos IFs, que vão conhecer a realidade do Centro-Oeste e participar da reunião do Conif, com várias discussões e definições. Enfim, estamos satisfeitos em sediar um evento nacional que tem como foco a integração”, finaliza.

Programação - Na quarta-feira pela manhã já começam as competições, que seguem até domingo, 15. Os competidores vão se dividir em três locais na cidade para realização dos jogos: a maioria deles vai acontecer no Clube Ferreira Pacheco (vôlei, judô, futsal, basquetebol, vôlei de areia, futebol de campo, tênis de mesa, natação e xadrez). No Colégio Militar Hugo de Carvalho Ramos serão realizadas as competições de handebol e na Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (UFG) – Câmpus Samambaia, o atletismo.

Coordenador-geral da Comissão Organizadora, professor do IFG/Câmpus Goiânia, Alcyr Viana informa que além da programação dos jogos, os participantes terão atividades culturais todos os dias. No dia 12, a partir das 17 horas, no Clube, o grupo musical Sé com Rétima – do IFG/Câmpus Goiânia) vai se apresentar. A partir das 18 horas do dia 13, no mesmo local, será a vez do Grupo de Choro do IFG/Câmpus Goiânia. E o encerramento, no sábado à noite (20 horas), ficará por conta do grupo de ginástica Cignus, da Eseffego, e da banda musical Nóys é Nóys.

Conif - Durante os dias 10, 11 e 12, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – CONIF estará reunido para realização da sua 58° reunião ordinária. O encontro de trabalho dos reitores será realizado no K Hotel. Serão discutidas pautas e dados encaminhamentos relativos a questões que envolvem as instituições federais de ensino.

Mais informações e a tabela completa dos jogos, por modalidade, acesse: http://jif2015.ifgoiano.edu.br/

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria - IFG.

registrado em: