JIF 2015

Abertura oficial dos jogos reuniu atletas e autoridades

Publicado: Quinta, 12 de Novembro de 2015, 10h04 | Última atualização em Terça, 17 de Novembro de 2015, 12h27 | Acessos: 1840

A solenidade foi realizada no Ginásio do Colégio Santo Agostinho e contou com a participação da atleta Jane Karla, medalhista de ouro nas Paralimpíadas de Toronto, e de delegações de todas as regiões do país.

Os Jogos dos Institutos Federais (JIF) deste ano foram abertos oficialmente na noite de hoje, 11, em Goiânia. A solenidade foi realizada no ginásio do Colégio Santo Agostinho, onde os estudantes atletas e várias autoridades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica juntaram-se para enaltecer o esporte e sua importância na formação integral dos alunos.

“O esporte é uma forma de nos ajudar a construir valores, como respeito e solidariedade”, disse o reitor do IFG, Jerônimo Rodrigues da Silva, anfitrião dos jogos junto com o reitor do IF Goiano, Vicente Pereira de Almeida. Jerônimo convocou os atletas para fazer do JIF “uma grande jogada” e disse que todos os participantes, independentemente dos resultados, são vencedores, por terem participado das disputas.

O ministro da Educação, Aloísio Mercadante, foi representado na abertura do JIF 2015 pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Machado Feres, que conclamou os atletas a buscar a superação. Segundo disse, os jogos fazem parte da formação dos estudantes da Rede Federal.

Também saudaram os atletas e falaram da importância do JIF o coordenador-geral dos jogos, professor Alcyr Alves Viana Neto; o reitor do IFGoiano, Vicente Pereira de Almeida; o vice-presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif), Marcelo Bender Machado; e o professor Roberto Gil, representante da Comissão Organizadora dos Jogos da Rede Federal do Conif.  A solenidade contou ainda com a presença de autoridades do governo do Estado de Goiás e do município de Goiânia, além de reitores, pró-reitores e diretores de câmpus do IFG e de outros Institutos Federais.

Atleta paralímpica - Cerca de 1,2 mil atletas participam da disputa nacional entre equipes que foram vencedoras das etapas regionais dos jogos. Bastante animadas, as delegações vivenciaram emoções diferentes durante a solenidade de abertura.  Todas vibraram com o desfile da tocha olímpica, feito pelo judoca Guilherme Araújo Silva, do IFG, e se emocionaram ao fazer o juramento do atleta, comandado por Karina Borges de Souza, do IFGoiano.

Também foi forte a emoção provocada pelas palavras da atleta paralímpica, Jane Karla, medalha de ouro no tiro com arco nas Paralimpíadas de Toronto. Jane contou que teve de superar muitas dificuldades, mas que aos 28 anos descobriu as possibilidades do esporte. Foi atleta de tênis de mesa, ficando em 3º lugar no mundial da modalidade. Enfrentou um câncer de mama e não desistiu; buscou outra modalidade esportiva e chegou ao lugar mais alto do pódio.

Homenagens - Houve muita emoção ainda entre professores do IFG e do IFGoiano e familiares dos quatro docentes de Educação Física que foram homenageados por suas contribuições para a área. Receberam uma Placa de Agradecimento os professores Júlio Cesar Garcia (IFGoiano) e Jefferson Jorcelino Máximo (IFG). Também foram homenageados (em memória) os professores Aladi José de Lima e José Roberto Batista Brum, ambos do IFG.

A solenidade de abertura do JIF 2015 foi animada e embelezada com diversas apresentações artísticas. Destaque para os visitantes Duo Akrobatus, de São Paulo, e Grupo Akros de ginástica acrobática do Distrito Federal. De Goiás, o grupo de catira Os considerados e a Trupe de Teatro Veraneio.  A banda sinfônica Nilo Peçanha, formada por alunos e professores do Câmpus Goiânia do IFG e regida pelo maestro Marshall Gaioso, apresentou diversas peças, acompanhando os desfiles dos atletas e executou o Hino Nacional e o Hino das Escolas Técnicas. Os hinos foram cantados pela professora Rita de Cássia Mendonça, também do Campus Goiânia.

Conif - O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o CICan (Colleges and Institutes Canada) planejam novas ações que viabilizem o intercâmbio de conhecimentos. Parceiras desde 2010, as instituições anunciaram a renovação da cooperação nessa terça-feira, 10/11, durante a 58ª Reunião Ordinária do Conif, realizada em Goiânia (GO).

As ações incluem a ampliação da mobilidade de estudantes, servidores (docentes e técnico-administrativos) e gestores, a exploração conjunta da pesquisa aplicada, a busca por soluções inovadoras e a captação de recursos.

A renovação da parceria será oficializada nos próximos dias, com a assinatura do Memorando de Entendimento pelo presidente do Conif, Belchior de Oliveira Rocha, e pela presidente do CICan, Denise Amyot. O período de vigência será de cinco anos.

Acesse o site do JIF 2015 e confira a cobertura completa

Comunicação Social - IFG e IF Goiano