Iporá

Rock anima primeira noite do Festarci

Publicado: Quarta, 18 de Novembro de 2015, 14h06 | Última atualização em Quinta, 19 de Novembro de 2015, 12h36 | Acessos: 1625

Começou na noite dessa terça-feira, 17, o Festival de Arte e Cultura do Instituto Federal Goiano – Câmpus Iporá (Festarci). A noite teve apresentações cênicas, musicais e de dança, com destaque para o musical Rock História, apresentado pelo Coro Cênico Ciranda da Arte.

imagem sem descrição.

A primeira apresentação da noite foi do cantor Gregório Rodrigues, estudante do Câmpus Rio Verde e vencedor do Festival de Música do IF Goiano 2015. Sua interpretação emocionou o público com canções românticas, como “Suspicious Mind” de Elvis Presley.

Em seguida, o Studio Beth Belly Dance, de Iporá, apresentou a “Dança com velas e candelabros”, sob o ritmo árabe com influências marcantes de hip hop, o que determinou uma coreografia que mistura movimentos deste estilo com dança do ventre.

Para encerrar a noite, releituras de clássicos do rock nacional e internacional foram apresentadas no musical Rock História, que em seu trabalho cênico faz relações com os diferentes contextos históricos em que foram compostas. A produção de “Rock História é do Coro Cênico do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, vinculado à Secretaria de Educação do Estado de Goiás. O grupo é formado por professores de música da rede estadual de educação e trabalha com produção e pesquisa artística, integrando diversas linguagens, principalmente música e teatro.

Arte e Cultura no IF Goiano - Na abertura do evento, o Pró-reitor de Extensão do IF Goiano, Sebastião Nunes, comentou sobre a importância de tratar a arte e a cultura no mesmo patamar que as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Segundo ele, é preciso “dar tanta visibilidade à arte e à cultura quanto se dá às outras atividades”, firmando assim um compromisso da instituição com esse campo de expressão e conhecimento humano.

Quarta-feira - O Festarci segue com sua programação nesta quarta-feira, com oficinas e o Simpósio de Cultura do IF Goiano, que discute formas de fortalecer espaços de cultura e arte na instituição e nas regiões em que estão presentes. Essas atividades acontecem na sede do câmpus ao longo do dia.

No período da noite, a programação começa às 18h na Mansão Casa Verde, com os concursos de teatro, música e dança. Às 21h quem se apresenta é o Sexteto da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás.

O evento vai até sexta-feira, 20, e as atividades são todas gratuitas e abertas à comunidade.

Confira as próximas atividades do Festarci:

13h-17h
1. Fanfic – o universo ficcional.com – Juliana Minotto (Iporá)
Local: IF Goiano – Câmpus Iporá

18 e 19/11

Local: IF Goiano – Câmpus Iporá

8h-11h
1. Porta-chaves e porta-utilidades com latas em patchwork (30 vagas) – Prof. Lucília Lima (Iporá)
2. Dança de salão (20 vagas) – Prof. Júnio Elias (Ceconj/Iporá)
3. Produção audiovisual: Cinema (30 vagas) – Ciranda da Arte (Goiânia)
4. A arte do grafite (30 vagas) – Ciranda da Arte (Goiânia)
5. Gira: corporeidade e a expressão da dança negra (20 vagas) – Gira (Iporá)