A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
GESTÃO

Instituto realiza segunda etapa da Política de Comunicação

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 17 de Abril de 2020, 16h09 | Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2020, 14h06 | Acessos: 190

Diversos grupos debateram sobre quatro novos temas que vão compor o documento final. Comunidade tem até 8 de maio para opinar sobre textos da primeira etapa.

Etapa 2 foi realizada por webconferência, a fim de respeitar medidas de isolamento social
Etapa 2 foi realizada por webconferência, a fim de respeitar medidas de isolamento social

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou nesta semana a segunda etapa do processo de construção da sua Política de Comunicação. Durante dois dias foram realizadas quatro reuniões temáticas com convidados da comunidade escolar e externos, além da comissão permanente e do assessor que acompanham os trabalhos.

Os grupos discutiram, inicialmente, sobre a comunicação com os públicos internos, ou seja, aqueles que participam diretamente das atividades do IF Goiano e, portanto, fundamentais para o funcionamento da Instituição. Alunos, servidores e terceirizados são exemplos típicos de públicos internos.

Já na segunda reunião, o tema foram os públicos externos – aqueles que se localizam fora do Instituto, mas que mantêm com ele vínculos estreitos, atuando como parceiros ou fornecedores, por exemplo. É o caso da imprensa, poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, pais de estudantes, entre outros. Em ambos os casos houve debate, também, sobre os canais de comunicação que o IF Goiano dispõe atualmente para o relacionamento com esses públicos.

Na outra rodada de reuniões, as discussões versaram sobre a gestão da comunicação do IF Goiano, além da comunicação e a gestão de crises - temática fundamental neste momento em que a Instituição enfrenta a pandemia do novo coronavírus. Findados os encontros, serão elaborados pelo assessor e pela comissão textos sobre esses assuntos que irão para consulta pública e vão compor, posteriormente, capítulos da Política de Comunicação.

Cabe lembrar que, da primeira etapa, realizada em março, já estão disponíveis (veja abaixo) dois textos para avaliação e contribuições da comunidade. Um deles lista e traz o perfil dos públicos do IF Goiano. O outro trata da comunicação dos processos seletivos da Instituição. Ambos estão sob consulta pública até o dia 8 de maio.

De acordo com o jornalista Wilson Bueno, professor da Universidade de São Paulo (USP) que acompanha os trabalhos, os debates das duas etapas realizadas até o momento foram bastante produtivos. Ele ressaltou, também, a importância da participação da comunidade nesse processo. “O caráter coletivo da Política de Comunicação do IF Goiano enriquece as discussões, democratiza e facilita, posteriormente, o processo de implementação da política”, justifica. Isso porque, para ele, quando as pessoas que se vêem representadas e ouvidas, elas tendem a contribuir com a execução das ações.  

O objetivo desse instrumento de gestão é criar e implementar ações, diretrizes e estratégias para melhorar o relacionamento da Instituição com os seus diversos públicos. Na Rede Federal, atualmente, existem 13 autarquias que dispõem de documentos dessa natureza, comprovadamente recomendados para gerenciar a comunicação das organizações de forma eficaz, profissional e transparente.

 

Acesse página da Política de Comunicação

 

Diretoria de Comunicação Social e Eventos

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página