Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Inclusão

Câmpus relatam experiências bem-sucedidas

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 01 de Dezembro de 2015, 11h36 | Última atualização em Quarta, 02 de Dezembro de 2015, 12h02 | Acessos: 1252

Evento na Reitoria apresenta relatos das unidades e promove a discussão de demandas para a área.

Diego Henrque Machado, intérprete de libras, conta experiência do Câmpus Posse durante evento
Diego Henrque Machado, intérprete de libras, conta experiência do Câmpus Posse durante evento

Coordenadores de Assistência Estudantil e do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) estão reunidos na Reitoria do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) na terça-feira, 1o de dezembro, para discutirem experiências exitosas em inclusão. Participam também docentes e pedagogos com programas e projetos ligados à área.

No período da manhã está previsto o compartilhamento dos relatos de câmpus inscritos. Casos como o de Posse, apresentado pelo intérprete de libras Diego Henrique Machado Gabriel. O servidor contou aos participantes como se deu o acolhimento do estudante surdo Pedro Iuri no curso técnico em Informática.

O aluno ingressou na Instituição em 2014 e, no início, não conseguia se integrar com alunos ou professores. A partir da chegada dele, a unidade começou a implementar ações de inclusão na unidade. Entre as medidas adotadas houve curso de capacitação em libras, por meio do qual três alunos participaram e, desde então, começaram a se comunicar com o colega.

"Com o tempo, ele começou a se reunir com os demais estudantes nos intervalos. No início só ficava na sala", revelou Diego. A integração possibilitou, também, a participação de Pedro em eventos promovidos pela Instituição, como os Jogos dos Institutos Federais (JIF), Seminário de Integração Científica e Semana Multicultural. O próximo passo é implementar no câmpus um Plano de Acessibilidade Pedagógica, que sirva como uma espécie de "manual de acolhida" para o aluno com deficiência.  

Após os relatos das experiências das unidades, está previsto, para o período da tarde, discussões como infraestrutura física e de recursos humanos para atender exigências situacionais e legais do IF Goiano. O objetivo do evento, promovido pela Diretoria de Assistência Estudantil da Instituição, é dar visibilidade ao trabalho desenvolvido nos câmpus e suscitar novas demandas, consolidar ações, institucionalizar procedimentos e, num segundo momento, diagnosticar a inclusão no IF Goiano de modo a orientar na tomada de decisões. 

 

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em:
Fim do conteúdo da página