Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Polo de Inovação ganha recursos do Ministério da Agricultura

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 02 de Dezembro de 2015, 12h01 | Última atualização em Segunda, 07 de Dezembro de 2015, 17h24 | Acessos: 1519

Verba será destinada à melhoria da infraestrutura do projeto e deve ser executada até 2017.

Equipe do IF Goiano com ministra Kátia Abreu e deputado Heuler Cruvinel, durante apresentação dos resultados da Rede Arco Norte
Equipe do IF Goiano com ministra Kátia Abreu e deputado Heuler Cruvinel, durante apresentação dos resultados da Rede Arco Norte

O Ministério da Agricultura (Mapa) repassou ao Instituto Federal Goiano (IF Goiano) o montante de 750 mil reais, que serão destinados à Rede Arco Norte/Polo de Inovação em Bioenergia e Grãos.  O projeto visa ao desenvolvimento de pesquisa e inovação em parceria com o setor produtivo de bioenergia e grãos. 

A verba será destinada à melhoria da infraestrurura do projeto, que terá até 2017 para executar o cronograma de aquisições. Serão 11 tipos de equipamentos de laboratório - como digestores, termocicladores, softwares, incubadoras - que trarão maior agilidade e qualidade às análises realizadas pelo Instituto. 

Somado ao valor já disponibilizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), correspondente a 3,95 milhões, os recursos destinados ao Polo chegam a 4,7 milhões. Com o valor já repassado, foram adquiridos caminhão, camionetes, tratores, implementos agrícolas, além da reforma de laboratórios e espaços físicos. 

Também houve a compra de equipamentos básicos e de ponta, como o veículo aéreo não tripulado (VANT), PCR em tempo real, digestor de micro-ondas e absorção atômica. Para complementar a estrutura básica, foram adquiridos incubadoras de laboratório, mesas agitadoras, liofilizadores, espectrofotômetros, que possuem utilidades diversas nas diferentes áreas de conhecimento. 

Os equipamentos têm grande potencial de utilização para o setor sucroalcooleiro e grãos no que tange estimativa de incidência de doenças e pragas, controle biológico, deficiência nutricionais, infestação de plantas daninhas, falhas de plantio e estimativas de produtividade das lavouras, monitoramento de resistência, melhoramento de plantas, composição química do solo, identificação de genes relacionados ao estresses bióticos e abióticos. 

Toda essa estrutura está à disposição dos estudantes, visto que um dos principais objetivos da Rede Arco Norte é formar recursos humanos (técnicos em Agropecuária, Biotecnologia e Química, Agrônomos, mestres e doutores na área de Agronomia, entre outros profissionais). As pesquisas aplicadas realizadas no Polo, situado em Rio Verde, serão sempre demandadas pelo setor produtivo, ou seja, produtores rurais e multinacionais instalados no município. Os resultados serão disponibilizados para órgãos de extensão e divulgados por meio de publicações, cursos de capacitação, workshops e palestras. 

Novos recursos - A Rede Arco Norte é um projeto de autoria da senadora Kátia Abreu, que conduz o Ministério da Agricultura. Além do montante do Mapa, está previsto outro recurso extraorçamentário para a Rede Arco Norte. O deputado federal Heuler Cruvinel incluiu uma emenda parlamentar para 2016 no valor de 1,5 milhões, que será utilizada para o início da sede própria do projeto. 

O Polo de Inovação está sendo construído em área com cerca de seis hectares no município de Rio Verde. Está localizado às margens da Rodovia 174 km 15, s/n, saída para Montividiu. É vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) do IF Goiano.

 

Acesse site do projeto

 

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em:
Fim do conteúdo da página