Literatura

IF Goiano disponibiliza obras sobre cultura afro-brasileira

Publicado: Quinta, 18 de Junho de 2020, 13h23 | Última atualização em Segunda, 22 de Junho de 2020, 23h00 | Acessos: 1392

Livros, escritos por servidores da Instituição, fazem parte do projeto Cultura Quilombola do Cedro em uma perspectiva intercultural no Ensino Básico e estão disponíveis no Repositório Institucional.

No propósito de democratizar saberes e apoiar a diversidade cultural, o Instituto Federal Goiano IF Goiano, por meio de chancela da Editora IF Goiano, disponibiliza obras literárias do projeto Cultura Quilombola do Cedro em uma perspectiva intercultural no Ensino Básico. São três livros digitais, produzidos por servidores da Instituição, que estão disponíveis gratuitamente no Repositório Institucional (veja links abaixo).

Essas obras constituem resultados de uma pesquisa de caráter etnográfico e etnobotânico financiada pelo Conselho Nacional de Desempenho Científico e Tecnológico (CNPq) - Chamada Universal MCTI/CNPq Nº 01/2016 -, realizada de 2016 a 2018 no quilombo do Cedro, localizado em Mineiros, no estado de Goiás. Uma das autoras dos livros Um Girassol para Tiana e Diversão e Conhecimento, a servidora Tatianne Santos explica que as obras visam contribuir com a implementação da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio. As obras do projeto são destinadas a estudantes e professores da Educação Básica.

A coordenadora da Editora IF Goiano, Sara Bertolli, destaca a importância do material para a formação de pessoas mais conscientes, humanas e sensíveis ao momento histórico que estamos vivendo. “Discursos intolerantes, desrespeitosos e violentos infelizmente vêm se propagando em nosso país, enxergamos como possibilidade de resgate da essência da educação humana e emancipatória a divulgação de tal material, que está sendo gratuitamente disponibilizado via e-book”, explica.

CONHEÇA AS OBRAS

Lembranças Cedrinas

Joana Dark Leite: Mestre em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás, coordenadora do Grupo Narratividade, professora de teatro.

Maurício Fernando Shneider Kirst: Mestre em Arte e Cultura Visual (UFG). Produtor na rádio universitária, da UFG

Priscila Rodrigues do Nascimento: Docente do IF Goiano, Mestre em Estudos Linguísticos.

Um girassol para Tiana

Tatianne Silva Santos: Mestre em Ensino na Educação Básica  (UFG), doutoranda em Performances Culturais (UFG), servidora do IF Goiano

Maria Núbia Dionísio: licenciada em Letras/Português (UFG), professora da educação básica.

Diversão e Conhecimento

Tatianne Silva Santos: mestre em Ensino na Educação Básica  (UFG), doutoranda em Performances Culturais (UFG), servidora do IF Goiano

Matias Noll: Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG), coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Saúde da Criança e do Adolescente (GPSaCA) e Docente do IF Goiano.

Leonardo Carlos de Andrade: Mestrando em Educação Física pela FEFD/UFG, professor na Educação Básica e Vencedor do Prêmio Professores do Brasil 2017/2018.

Diretoria de Comunicação Social

registrado em: