Lançada Plataforma Nilo Peçanha 2020

Publicado: Sexta, 19 de Junho de 2020, 15h42 | Última atualização em Terça, 30 de Junho de 2020, 13h51 | Acessos: 1488

IF Goiano é destaque em índices tradicionais, como titulação do corpo docente e formação de professores, e também em novos indicadores, como no índice de verticalização. Ferramenta reúne informações acadêmicas e de gestão alcançadas pela Rede EPT durante 2019.

Lançada na quarta-feira, 17, a plataforma Nilo Peçanha 2020 apresentou dados de destaque para o Instituto Federal Goiano. A ferramenta, que é o meio oficial de divulgação das estatísticas oficiais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPT), reúne informações acadêmicas e de gestão alcançadas durante o ano de 2019.

Pró-reitor de Ensino, Virgílio Erthal, explica que por meio dos dados fornecidos pela plataforma é possível avaliar e aperfeiçoar as ações da Instituição. “Nos possibilitando também eleger as prioridades”, completa. Além disso, de acordo com o professor, a ferramenta funciona como instrumento de prestação de contas à sociedade.

Desde o início da medição dos índices apresentados pela plataforma, em 2017, Virgílio avalia como positiva a evolução do IF Goiano. Dentre os resultados apresentados nesta edição, o pró-reitor destaca o desempenho da Instituição nos indicadores de titulação do corpo docente e formação de professores. No primeiro, o IF Goiano alcançou o valor de 4.4, de um total de cinco, sendo um dos maiores níveis obtidos. A média da Rede neste indicador foi de 4.2. “Nosso corpo docente é formado por 50% de doutores e 42% de mestres, ou seja, mais de 92% tem no mínimo o mestrado”, comenta.

Já em formação de professores o índice alcançado pela Instituição chegou a 13% em 2019, enquanto a média da Rede atingiu 12%. Vírgílio explica que, apesar do Instituto ter conseguido se manter acima do referencial nacional, a meta estabelecida é de 20%. O pró-reitor destacou também a manutenção da oferta mínima de 50% das vagas destinadas ao ensino técnico (Art. 8º da Lei 11.892/2.008). De acordo com o professor, a Instituição tem mantido esse percentual acima do exigido pela lei.

Em relação aos novos indicadores apresentados este ano, o IF Goiano se sobressaiu no índice de verticalização. A instituição registrou um total de 17.8%, enquanto a média da Rede foi de 14.3%. Outra novidade desta edição foi a apresentação da taxa de ocupação de vagas. O IF Goiano performa com 88.8% das vagas de nível técnico ocupadas, 96% da graduação e 91.2% da pós-graduação.

Plataforma Nilo Peçanha –  É a plataforma oficial de divulgação das estatísticas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Tem como objetivo reunir dados relativos ao corpo docente, discente, técnico-administrativo e de gastos financeiros das unidades da Rede Federal, para fins de cálculo dos indicadores de gestão monitorados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC).

Na avaliação do gerente de projetos da Setec, Weber Tavares, a PNP possibilita avaliar os excelentes resultados da Rede com o passar dos anos. De acordo com os indicadores apresentados, a taxa de matrículas em 2019 ultrapassou o número de um milhão e vinte mil estudantes matriculados na Rede em todo os país. Weber destaca também a taxa de evasão, que apesar de ainda permanecer alta, está abaixo de 16%, figurando-se num patamar menor quando comparada aos anos anteriores. “Isso é fruto do trabalho de todo mundo que atua no sentido de combater a evasão e valorizar a permanência e o êxito”, comemora.

Clique e acesse a Plataforma Nilo Peçanha

Diretoria de Comunicação Social