Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Forcult

IF Goiano apresenta ações de arte e cultura em evento regional

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 10 de Setembro de 2020, 09h36 | Última atualização em Terça, 15 de Setembro de 2020, 12h23 | Acessos: 4086

Apresentação abriu atividade de compartilhamento de ações de arte e cultura entre instituições públicas de ensino superior do Centro-Oeste. 

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) apresentou na manhã da quinta-feira, 10 de setembro, ações da área de cultura para as instituições públicas de ensino superior do Centro-Oeste. A apresentação faz parte do momento de socialização das ações culturais, dentro da programação do Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior Nacional (FORCULT), do Centro-Oeste, que está sendo realizado de forma digital entre os dias 8 e 10 de setembro. . 

De acordo com a coordenadora do fórum, Pro-Reitora Adjunta de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás (UFG), Flávia Maria Cruvinel, a realização do Forcult Centro-Oeste ocorre em momento de grande efusão de movimentos de artistas e de luta pela democratização da cultura. Flávia destacou que esta é a primeira reunião das instituições da Região Centro-Oeste e classificou o momento como histórico. 

O IF Goiano iniciou a rodada de apresentações com suas ações na área de arte e cultura. De acordo com Roseli Rocha, coordenadora de arte e cultura do IF Goiano, as ações de arte e cultura do IF Goiano foram institucionalizadas a partir da criação de Núcleos de Arte e Cultura (NAIF) em todos os campi da Instituição. Roseli destaca que os profissionais conseguem trabalhar uma grande diversidade cultural dentro do IF Goiano, valorizando as culturas afro-brasileiras e indígenas. "Conseguimos descentralizar recursos paras nossas 12 unidades, para que possamos investir em equipamentos para promoção de ações de arte e cultura na nossa Instituição", afirma.

A coordenadora explica que o IF Goiano não tem cursos voltados para arte, portanto não conta com docentes dessa área em seus quadros. "Temos servidores comprometidos com a causa e que conseguem realizar estas ações nas nossas unidades e nos ajudam a sensibilizar a comunidade acadêmica dessa importância e nos possibilita levar tais ações à comunidade externa", destaca. 

Além da apresentação das ações do IF Goiano, o evento também buscou realizar um mapeamento das ações relativas à promoção de arte e cultura nas instituições de ensino superior do Centro-Oeste, com sugestões de pontos a serem avançados na área. Os Fóruns Regionais são preparatórios para as discussões do Fórum Nacional, que acontecerá de 21, 22 e 23 de setembro, também em formato virtual. As palestras são abertas a todas as pessoas interessadas no tema. 

 

Inscreva-se no IV Forcult nacional 

 

Diretoria de Comunicação Social

registrado em:
Fim do conteúdo da página