Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Evento

IF Goiano realiza Congresso de Pesquisa e Pós-graduação e Seminário de Avaliação

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 11 de Novembro de 2020, 13h48 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2020, 11h53 | Acessos: 584

Evento está sendo realizado de forma virtual entre os dias 10 e 12 de novembro 

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realiza o 9º Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Rio Verde e 10º Seminário de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação da Instituição. O evento ocorre de forma digital no canal de YouTube do IF Goiano. A abertura oficial ocorreu na noite da terça-feira, 10, e contou com a participação da Diretora de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPQ) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Maria Zaira Turchi, que discutiu  “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento estratégico do país: investimentos e perspectivas.”.

Durante a cerimônia de abertura o coordenador do evento, Adriano Jakelaitis, destacou que a programação preparada é de grande relevância para a pesquisa e pós-graduação nacionais. "Nesses 10 anos em que realizamos esse evento, ajudamos o IF Goiano a alcançar excelentes indicadores e se tornar uma referência no Brasil. Por meio de recomendações discutidas nesse seminário é que conseguimos alcançar esse sucesso", destaca. 

O diretor-geral do Campus Rio Verde, Fabiano Guimarães, ressaltou o trabalho dos servidores e estudantes envolvidos na execução do evento e no crescimento da pesquisa dentro do IF Goiano. "É um trabalho coletivo que envolve nossa unidade, a Reitoria e outras unidades do IF Goiano e que é muito importante para a realização deste momento", ressalta. Fabiano destacou que o evento é um dos fatores que resultaram no sucesso do IF Goiano em pesquisa e pós-graduação. 

O pró-reitor de Ensino do IF Goiano, Virgílio Erthal, destacou em sua fala a importância da execução do evento superando os problemas causados pelo distanciamento social. "Acredito que o IF Goiano aprendeu muito a seguir com suas atividades dentro do possível e enfrentando todas as dificuldades impostas", disse. 

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Alan Costa, a pesquisa e pós-graduação dentro do IF Goiano possui o comprometimento de todos os setores do IF Goiano, destacando a parceria das áreas de Ensino, Extensão e Administração. "Demos um enfoque nesse ano às publicações pois reconhecemos a importância delas no processo de crescimento e consoludação da Pesquisa do IF Goiano". O pró-reitor destacou que a Pesquisa e Inovação são instrumentos de formação não só de mestres e doutores, mas também busca alcançar estudantes de cursos técnicos e superiores colaborando com a formação de forma verticalizada.  

Segundo o reitor do IF Goiano, Elias Monteiro, o desenvolvimento de um país passa pela otimização dos processos de produção do conhecimento e maximização do acesso a esse conhecimento. "A oferta de cursos de mestrado e doutorado no interior do Brasil é algo imensurável com frutos que iremos colher ao longo do tempo. Qualquer país depende dessas condições para viabilizar melhores condições de vida para a população. Mas para isso é necessário capacitar cientistas aptos a produzir tal conhecimento", explica. 

Tanto o Congresso, quanto o Seminário, visam contribuir para o diagnóstico, planejamento e melhoria dos indicadores dos programas; promover a atualização sobre as regras da CAPES nas diferentes áreas em que o IF Goiano oferece cursos de pós-graduação; contribuir na melhoria da formação de recursos humanos; promover a discussão e o compartilhamento de experiências em temas relacionados a pesquisa e a pós-graduação; bem como aumentar a eficiência da captação de recursos em agências de fomento. Os eventos são direcionados a discentes e docentes envolvidos em pesquisa e comunidade acadêmica em geral.

 

Confira a programação do evento:

TERÇA-FEIRA (10/11/2020)
19h – Solenidade de Abertura
20h – Palestra de Abertura:
Título: “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento estratégico do país: investimentos
e perspectivas.”
Palestrante: Maria Zaira Turchi (MCTCI).
Moderador: Fabiano Guimarães Silva
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=VY50xrEw9Zo



QUARTA-FEIRA (11/11/2020)
9.00h – Palestra Temática:
Título: Formação de pesquisadores e escrita científica de alto nível
Palestrante: Dr. Valtencir Zucolotto (IFSC/USP)
Moderador: Dr. Adriano Jakelaitis (IF Goiano)
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=z0MykLUsTIs

10.30h – Palestra temática:
Título: “Como lidar com a má-conduta científica: a experiência de um editor de periódico”
Palestrante: Francisco Murilo Zerbini
Moderador: Osvaldo Resende
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=8BfRITmhbag

19:00h – Palestra temática:
Título: “Avaliação Multidimensional da Pós-Graduação Brasileira: expectativas e perspectivas”
Palestrante: Flávio Anastácio de Oliveira Camargo - (Diretor de Avaliação - CAPES)
Moderador: Carlos Alberto Ceretta e Alan Carlos Costa
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=w30GRMRcEho


QUINTA-FEIRA (12/11/20) 

Seminários de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação.
Os seminários são fechados ao público. Apenas pessoas convidadas participam.

 

Diretoria de Comunicação Social e Eventos

 

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página