Modelo de avaliação da pós-graduação é tema de palestra

Publicado: Quinta, 12 de Novembro de 2020, 11h53 | Última atualização em Segunda, 16 de Novembro de 2020, 17h48 | Acessos: 550

Evento ocorreu durante a programação do 9º Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Rio Verde e 10º Seminário de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação da Instituição.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realiza o 9º Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Rio Verde e 10º Seminário de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação da Instituição. O evento ocorreu de forma digital no canal de YouTube do IF Goiano e teve como última programação aberta ao público, a palestra "Avaliação Multidimensional da Pós-Graduação Brasileira: expectativas e perspectivas”. O tema foi tratado pelo Diretor de Avaliação - CAPES), Flávio Anastácio de Oliveira Camargo. A moderação da palestra foi feita pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IF Goiano, Alan Costa, e pelo professor da Universidade Federal de Santa Maria, Carlos Alberto Ceretta.

Para o palestrante, o Sistema Nacional de Pós-graduação hoje possui um volume muito grande de cursos, com mais de 4.600 programas, 288.590 matriculados e 104.101 docentes. "A avaliação de pós-graduação está dividida em três pilares: insumos, objetivos e resultados", explica. "Os desafios que temos é manter a qualidade de formação de recursos humanos, mas ampliar os segmentos de atuação. Precisamos pensar em um novo mercado que está surgindo, que são os empreendedores", explica com relação à pós-graduação no país.

Flávio explicou que o modelo atual de avaliação quadrienal possui uma estrutura dividida entre algumas dimensões que irão passar por atualização: modelo único, escala nacional, padrões e critérios uniformes, pequenas adaptações das especificidades, nota única, operacionalização mais rígida, desconsidera diferenças de contexto, acentua assimetrias geográficas e sociais. "O modelo atual é bom em função da consistência de resultados, mas precisa melhorar com relação a diversidade de ofertas", explica.

O diretor de avaliação da CAPES afirma que o novo modelo de avaliação pretende imprimir uma mudança de paradigma na avaliação dos programas. O novo modelo pretende contemplar: a diversidade e complexidade do Sistema Nacional de Pós-graduação, múltiplas visões das identidades dos programas, fortalecimento de vocação dos PPG, indicadores apropriados às dimensões, autoavaliação e planejamento estratégico, produções indicadas, egressos, indicadores qualitativos e quantitativos, Qualis e qualidade do Programa de Pós-graduação. "Esta proposta é um olhar mais aprofundado nos programas, buscando contemplar a diversidade de programas que temos no país. Por consequência pretendemos ter um olhar mais amplo sobre os programas", explica.

Tanto o Congresso, quanto o Seminário, visam contribuir para o diagnóstico, planejamento e melhoria dos indicadores dos programas; promover a atualização sobre as regras da CAPES nas diferentes áreas em que o IF Goiano oferece cursos de pós-graduação; contribuir na melhoria da formação de recursos humanos; promover a discussão e o compartilhamento de experiências em temas relacionados a pesquisa e a pós-graduação; bem como aumentar a eficiência da captação de recursos em agências de fomento. Os eventos são direcionados a discentes e docentes envolvidos em pesquisa e comunidade acadêmica em geral.

Confira a programação de hoje:

QUINTA-FEIRA (12/11/20)

Seminários de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação.
Os seminários são fechados ao público. Apenas pessoas convidadas participam.

Diretoria de Comunicação Social
registrado em: