IF Goiano participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicado: Terça, 08 de Dezembro de 2020, 22h17 | Última atualização em Quarta, 09 de Dezembro de 2020, 17h45 | Acessos: 769

Edição presencial do evento promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), é realizada até domingo, 13, em Brasília. Instituto marca presença com exposição de projetos inovadores e diversificados.

Com projetos inovadores e diversificados na área de ciência e tecnologia, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), participa da 17ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento acontece de forma presencial até domingo, 13, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.

O IF Goiano marca presença no evento com uma comitiva de 35 pesquisadores, entre estudantes e professores, responsável pela exposição de diversos cases, protótipos, trabalhos e resultados de pesquisas. Os projetos apresentados geraram tecnologias para o agro, para a indústria de alimentos, energias renováveis e eficiência energética, biotecnologia, saneamento ambiental e para a área da saúde. Durante o evento serão expostos trabalhos das unidades de Catalão, Ceres, Rio Verde, Trindade, Urutaí e Polo de Inovação.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Alan Carlos da Costa, a participação de alunos e professores na SNCT é uma oportunidade para a ampliação do aprendizado e também para o compartilhamento de experiências. “Torna o ambiente acadêmico dos Institutos federais um ecossistema rico de ideias e inovações que, além de contribuir para a geração de novos conhecimentos e tecnologias, permite a formação de profissionais muito melhor preparados para o mundo do trabalho”, afirma.

Participando pela primeira vez de uma SNCT, os estudantes da graduação em Ciências da Computação do Campus Rio Verde, Matheus de Oliveira, Wenny Camilo e Laffaiety Melo, destacaram a oportunidade de estar em contato com a pesquisa mesmo com as adversidades geradas pela pandemia da Covid-19. Os graduandos são estagiários no Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre) do IF Goiano e levaram para o evento, drones do sistema de Manejo Integrado de Pragas (MIP) com aplicação da inteligência artificial, computação em nuvem e a utilização da internet 5G, desenvolvido por pesquisadores do Centro.

O projeto propõe a captação de imagens aéreas da lavoura, com identificação da área afetada e a caracterização da espécie de daninha existente, realizando todo o processamento de modo instantâneo, enquanto o drone realiza voo sobre determinada área. “É uma experiência única e estamos ansiosos e animados por participar de um projeto tão grande”, destaca Wenny.

No segundo dia de evento, na tarde desta terça-feira, 8, o estande do IF Goiano recebeu as visitas do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Wandemberg Venceslau. Para o Secretário, a apresentação de projetos inovadores, multidisciplinares e integradores de atividades de ensino pesquisa e desenvolvimento tecnológico realizados pela Rede EPT, demonstram o alcance e o envolvimento dos mais de 1 milhão de alunos que integram toda a Rede Federal.

Abertura – A terça-feira, 8, foi marcada também pela realização da solenidade oficial de abertura do evento. Participaram do momento os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, e da Educação, Milton Ribeiro.

Com o tema “Inteligência Artificial, a nova fronteira da ciência brasileira”, o evento visa mobilizar crianças, jovens e famílias em torno da ciência e tecnologia. Durante sua fala, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação agradeceu o presente e reconheceu o papel da ciência para a resolução de problemas. De acordo com Marcos Pontes, com o investimento em ciência e nos cientistas, “o resultado será um país melhor, com soluções feitas pelo Brasil.”

Diretoria de Comunicação Social e Eventos

registrado em: