Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Pesquisa

IF Goiano participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 08 de Dezembro de 2020, 22h17 | Última atualização em Quarta, 09 de Dezembro de 2020, 17h45 | Acessos: 769

Edição presencial do evento promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), é realizada até domingo, 13, em Brasília. Instituto marca presença com exposição de projetos inovadores e diversificados.

Com projetos inovadores e diversificados na área de ciência e tecnologia, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), participa da 17ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento acontece de forma presencial até domingo, 13, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.

O IF Goiano marca presença no evento com uma comitiva de 35 pesquisadores, entre estudantes e professores, responsável pela exposição de diversos cases, protótipos, trabalhos e resultados de pesquisas. Os projetos apresentados geraram tecnologias para o agro, para a indústria de alimentos, energias renováveis e eficiência energética, biotecnologia, saneamento ambiental e para a área da saúde. Durante o evento serão expostos trabalhos das unidades de Catalão, Ceres, Rio Verde, Trindade, Urutaí e Polo de Inovação.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Alan Carlos da Costa, a participação de alunos e professores na SNCT é uma oportunidade para a ampliação do aprendizado e também para o compartilhamento de experiências. “Torna o ambiente acadêmico dos Institutos federais um ecossistema rico de ideias e inovações que, além de contribuir para a geração de novos conhecimentos e tecnologias, permite a formação de profissionais muito melhor preparados para o mundo do trabalho”, afirma.

Participando pela primeira vez de uma SNCT, os estudantes da graduação em Ciências da Computação do Campus Rio Verde, Matheus de Oliveira, Wenny Camilo e Laffaiety Melo, destacaram a oportunidade de estar em contato com a pesquisa mesmo com as adversidades geradas pela pandemia da Covid-19. Os graduandos são estagiários no Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre) do IF Goiano e levaram para o evento, drones do sistema de Manejo Integrado de Pragas (MIP) com aplicação da inteligência artificial, computação em nuvem e a utilização da internet 5G, desenvolvido por pesquisadores do Centro.

O projeto propõe a captação de imagens aéreas da lavoura, com identificação da área afetada e a caracterização da espécie de daninha existente, realizando todo o processamento de modo instantâneo, enquanto o drone realiza voo sobre determinada área. “É uma experiência única e estamos ansiosos e animados por participar de um projeto tão grande”, destaca Wenny.

No segundo dia de evento, na tarde desta terça-feira, 8, o estande do IF Goiano recebeu as visitas do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Wandemberg Venceslau. Para o Secretário, a apresentação de projetos inovadores, multidisciplinares e integradores de atividades de ensino pesquisa e desenvolvimento tecnológico realizados pela Rede EPT, demonstram o alcance e o envolvimento dos mais de 1 milhão de alunos que integram toda a Rede Federal.

Abertura – A terça-feira, 8, foi marcada também pela realização da solenidade oficial de abertura do evento. Participaram do momento os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, e da Educação, Milton Ribeiro.

Com o tema “Inteligência Artificial, a nova fronteira da ciência brasileira”, o evento visa mobilizar crianças, jovens e famílias em torno da ciência e tecnologia. Durante sua fala, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação agradeceu o presente e reconheceu o papel da ciência para a resolução de problemas. De acordo com Marcos Pontes, com o investimento em ciência e nos cientistas, “o resultado será um país melhor, com soluções feitas pelo Brasil.”

 

Diretoria de Comunicação Social e Eventos

registrado em:
Fim do conteúdo da página