Acesso a programas da Microsoft é estendido a todos os câmpus

Publicado: Sexta, 15 de Janeiro de 2016, 08h54 | Última atualização em Terça, 19 de Janeiro de 2016, 12h08 | Acessos: 1561

Ampliação da parceria que começou no Câmpus Morrinhos beneficia estudantes da área de Informática.

Alunos dos cursos da área de Informática de todas as unidades do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) terão acesso livre ao DreamSpark, programa da Microsoft que fornece aos estudantes ferramentas de design e desenvolvimento de software sem nenhum custo. Essa disponibilização gratuita, que resulta da ampliação da parceria entre o IF Goiano e a Microsoft, está prevista para acontecer a partir de março.

Até 2013, somente os alunos do Câmpus Morrinhos tinham acesso ao DreamSpark. No ano seguinte, a licença online chegou às unidades de Ceres, Iporá, Rio Verde e Urutaí. “A parceria com a Microsoft começou em 2011, fruto de um projeto de extensão de TIC [Tecnologia da Informação e Comunicação] do Câmpus Morrinhos, que previa a aproximação entre a unidade e instituições privadas”, explica o professor Norton Guimarães, coordenador da iniciativa.

Além do acesso gratuito à biblioteca de softwares da Microsoft, um dos resultados positivos dessa parceria é a realização do Programa S2B (Students to Business), que tem como principal objetivo capacitar estudantes nas áreas de TI e oferecer oportunidades de emprego. “Já realizamos no Câmpus Morrinhos três desses treinamentos [2012, 2013 e 2015], sendo que no ano passado conseguimos envolver os estudantes de outras unidades do IF Goiano”, informa o docente.

Por meio do S2B, os alunos têm a possibilidade de desenvolver suas competências e habilidades em áreas específicas de TI, aproximando-se do mundo do trabalho. Um exemplo é o aluno do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, João Victor Gonçalves de Paula, que em 2014 recebeu o título de MSP - Microsoft Student Partners. Trata-se do maior título concedido pela Microsoft para os discentes do ensino superior que se destacam durante o período de estudos. Com o S2B, João Vitor adquiriu várias certificações até se tornar instrutor (maestro da Microsoft).

A ampliação da parceria entre o IF Goiano e a Microsoft vai possibilitar que a área de Informática em todo o instituto seja fortalecida. "A ideia é unir os projetos existentes, com transferência de conhecimento, além de dar visibilidade à Instituição, já que a parceria permite que tenhamos nossa marca vinculada aos projetos desenvolvidos junto à Microsoft”, finaliza o professor Norton Guimarães.

Assessoria de Comunicação Social - Câmpus Morrinhos

registrado em: