IF Goiano inicia implantação da Política de Comunicação

Publicado: Terça, 20 de Abril de 2021, 15h03 | Última atualização em Sexta, 23 de Abril de 2021, 10h55 | Acessos: 455

Estão previstas para serem criadas ações de comunicação de curto, médio e longo prazos para melhorar o relacionamento do Instituto com seus diversos públicos.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) iniciou o processo de implementação da Política de Comunicação. O documento, lançado em outubro de 2020, contém ações, estratégias e produtos que indicam como o Instituto deve se relacionar com seus diversos públicos.

A etapa de implantação consiste em planejar as atividades que devem ser realizadas a curto, médio e longo prazos a fim de alcançar esse objetivo. Para tanto, uma nova comissão foi formada com representantes de diversas áreas da Reitoria e dos campi, que se reúne quinzenalmente. Estão previstos para serem criados, por exemplo, manuais, cartilhas e projetos com o apoio de subcomissões específicas para cada demanda.

A Política de Comunicação do IF Goiano teve a participação de mais de 70 convidados, entre alunos, servidores, terceirizados, gestores e membros da comunidade externa. A construção do documento teve o acompanhamento do professor Wilson da Costa Bueno, uma das maiores referências do país na área. O jornalista já orientou a criação das políticas do IFSC, IFRS e Ifes. “A politica do IF Goiano foi uma das mais democráticas das quais participei. Durante cerca de seis meses, um número expressivo de pessoas conversou de forma voluntária sobre diversos temas que envolvem a comunicação dessa autarquia”, revela Wilson.

Com esse lançamento, o IF Goiano se une ao seleto grupo de autarquias da Rede Federal que dispõem de um instrumento de gestão dessa natureza. Até 2019, somente 13 dos 38 Institutos Federais tinham políticas de comunicação explícitas e devidamente documentadas.

Planejar a comunicação de uma instituição de ensino é importante para que tanto as pessoas que nela trabalham ou estudam, quanto a sociedade, tenha convicção sobre seu papel e conheça o que nelas é produzido. “Por isso, é fundamental que os públicos internos da Instituição tomem conhecimento das posturas e diretrizes indicadas na política e estejam comprometidos para torná-las realmente efetivas”, relata o reitor do IF Goiano, Elias Monteiro.

Acesse a página da Política de Comunicação do IF Goiano

Diretoria de Comunicação Social