Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Currículo

Instituto promove roda de conversa sobre curricularização da Extensão

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 06 de Agosto de 2021, 13h30 | Última atualização em Sexta, 13 de Agosto de 2021, 17h40 | Acessos: 642

Temática será direcionada às áreas de Engenharia e Licenciaturas.

As Pró-Reitorias de Ensino (Proen) e Extensão (Proex), juntamente com a Comissão de Curricularização da Extensão, promovem rodas de conversa sobre o assunto. Na ocasião serão discutidas a implantação da curricularização nos cursos de Licenciatura - que ocorre na quinta-feira, 12, e de Engenharia - que também ocorreria nesta semana, porém foi reagendada para o mês de setembro. Engenharia e de Licenciatura oferecidos pelo Instituto Federal Goiano (IF Goiano). 

Para tanto, foram convidados profissionais do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que vão relatar suas experiências em ambas as instituições. Participam das discussões todos os professores do IF Goiano e coordenadores dos cursos das áreas envolvidas na curricularização. 

A curricularização da Extensão consiste na adequação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) visando garantir um percentual mínimo na carga horária dos cursos para as atividades de extensão, em atendimento ao Conselho Nacional de Educação (veja resolução abaixo)

No âmbito do IF Goiano, as discussões sobre a curricularização da Extensão tiveram início em 2019. Foram realizadas, na ocasião, reuniões, fóruns de discussões, mesas de debates e oficinas e, também, implantada a curricularização da Extensão em seis cursos de diferentes campi

Em 2021, foram aprovadas as diretrizes para a curricularização da extensão nos cursos de graduação do IF Goiano (veja resolução abaixo). Por meio do documento, ficaram estabelecidas a obrigatoriedade da inclusão de atividades de extensão nos currículos dos cursos superiores. 

No entanto, “como têm muitas particularidades, as áreas de Engenharia e Licenciaturas merecem maior atenção e, por isso, os encontros contribuirão para enriquecer os trabalhos dos coordenadores, professores e da Comissão”, avalia Hellayny Godoi, coordenadora de Ensino de Graduação do Instituto. As rodas de conversa serão on-line, por meio do Google Meet (veja abaixo). 

Evento – No início de julho o IF Goiano participou do Seminário Nacional de Curricularização da Extensão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Sence Rede Federal). O objetivo foi promover espaços de diálogo mais integrados e sinérgicos entre as Instituições da Rede Federal, no contexto do processo de institucionalização da Curricularização da Extensão, que envolvam estratégias, ferramentas e experiências vivenciadas em cada Instituição, no âmbito dos cursos de graduação. 

 

Anote:

Roda de Conversa – Curricularização da Extensão 

12/08 – 9 às 10h30

Cursos de Licenciatura

Convidado: Professor Dr. Helder Eterno da Silveira – Professor associado do Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Link do meet: meet.google.com/wri-szwx-zgv

 

 

Acesse Resolução do IF Goiano que aprova diretrizes para a Instituição

 

Acesse Resolução do Conselho Nacional de Educação

 

Diretoria de Comunicação Social

Republicada com correção e atualização de informações

registrado em:
Fim do conteúdo da página