Instituto prepara estratégias para conscientizar estudantes sobre Enade

Publicado: Quinta, 16 de Setembro de 2021, 15h10 | Última atualização em Terça, 21 de Setembro de 2021, 09h28 | Acessos: 865

Exame será aplicado no dia 14 de novembro para graduações de diversas áreas.

Imagine estudar durante alguns anos, dedicar-se ao curso e, no final, não receber o diploma? É isso que pode ocorrer caso uma instituição de ensino não apresente notas mínimas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Para evitar serem prejudicados, portanto, estudantes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Gestão da Tecnologia da Informação, Matemática, Pedagogia, Química e Sistemas de Informação do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) devem se empenhar para responder o Enade 2021. O exame está marcado para o dia 14 de novembro.

Apesar de serem selecionados estudantes do primeiro e do último ano, a realização é obrigatória somente para os que estão finalizando o curso. A avaliação fica registrada e também é condição para emitir o histórico escolar.

A prova avalia o conteúdo, o conhecimento e as habilidades desenvolvidas no decorrer da formação. “Ela é um referencial para que outros estudantes possam avaliar a qualidade do curso que planejam ingressar e, assim, serem bem reconhecidos no mundo do trabalho”, explica a coordenadora de Ensino de Graduação, Hellayny Godoi. “E as instituições de ensino, por meio da nota do exame, têm parâmetros para melhorar seus processos educacionais”, complementa.

Conscientização - A fim de pensar em estratégias de conscientização dos estudantes sobre a importância do Enade, a Pró-reitoria de Ensino (Proen) realizará, nos dias 27 e 28 de setembro, reuniões temáticas com os coordenadores dos bacharelados e tecnologias. A importância do Enade também será abordada em duas lives direcionadas a professores e estudantes dos cursos participantes desta edição. O assunto também será abordado nas redes sociais oficiais do Instituto e, durante as aulas, os alunos serão preparados para a realização das provas.

Diretoria de Comunicação Social

Imagem: UFMT