Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
RELATO

Papo de Mulher será apresentado na 45ª Reditec

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 26 de Novembro de 2021, 14h11 | Última atualização em Terça, 30 de Novembro de 2021, 11h04 | Acessos: 1235

Projeto é experiência exitosa do IF Goiano selecionada para conhecimento de todos os participantes do evento.

"Ter mulheres me ouvindo foi fundamental para que eu passasse essa fase aflitiva", conta Roseli Gonçalves, participante do projeto. Foto: acervo pessoal.
"Ter mulheres me ouvindo foi fundamental para que eu passasse essa fase aflitiva", conta Roseli Gonçalves, participante do projeto. Foto: acervo pessoal.

Durante a realização da 45ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que acontece de 29 de novembro a 2 de dezembro, serão apresentadas  experiências exitosas de projetos desenvolvidos na Rede Federal. O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) leva para a o evento um relato sobre o projeto Papo de Mulher. A iniciativa começou em julho de 2020, em plena pandemia, com o objetivo de ofertar um espaço de escuta, apoio, orientações e trocas de informações sobre saúde física, mental e social de servidoras da Instituição.

Os encontros virtuais e temáticos ocorreram uma vez por mês desde o lançamento, com presença de convidados, uma psicóloga e uma média de 40 participantes. As reuniões iniciam com um momento cultural, seguido de palestra e relatos das participantes. Essas escutas geram acolhimento e, em alguns casos, é realizado o encaminhamento para um atendimento individual.

Sobrecarga das mulheres na pandemia, ansiedade e insônia, relacionamentos, autoestima e impacto do racismo na vida da mulher foram os temas abordados no ano de 2020. Já neste ano, o Papo de Mulher trouxe à tona os assuntos dança terapêutica, mulher na ciência, a dor das perdas, inteligência emocional, moda consciente, histórias de vida, “síndrome da cabana” e gestão de conflitos.

“As reuniões abordaram informações sobre reações esperadas no contexto da pandemia, como ansiedade e estresse, além de emoções negativas como tristeza, medo, solidão e raiva”, explica a coordenadora do Papo de Mulher, Cerida Aurélia Rodrigues. Segundo ela, estudos mostram que ser mulher e apresentar sintomas físicos ligados à Covid-19 são fatores associados a maiores níveis de ansiedade, estresse e depressão.

Na prática, depoimentos de participantes comprovam esses dados. “Eu estava concluindo o doutorado e uma especialização quando veio a pandemia e o isolamento. O desgaste físico e emocional foi intenso. Além de fortes dores no ombro e coluna ainda tive que enfrentar, junto com minha família, um câncer de mama da minha irmã”, relata a assistente administrativa Roseli Gonçalves da Rocha, lotada na Reitoria. Ela explica que o acolhimento foi fundamental para enfrentar essa barra. “Ter as mulheres me ouvindo, sem julgamento, me dando apoio e passando mensagens de carinho foi fundamental para que eu passasse essa fase aflitiva”, relembra.

Assim como Roseli, a técnica de laboratório do Campus Iporá Simone Bernadino Lucas também viveu situações de apreensão e construiu uma rede de apoio com o Papo de Mulher. “Durante a pandemia descobri um nódulo no seio e esperar o resultado da biópsia com uma chuva de incertezas em plena pandemia foi um momento muito difícil”, conta. Quando eu tive coragem de falar na reunião, me emocionei muito e fui instantaneamente acolhida. Graças a Deus deu tudo certo e sigo fazendo exames de acompanhamento e incentivando outras mulheres a se cuidarem”, comemora.

A professora Frankcione Borges de Almeida, do Campus Rio Verde, também faz parte do Papo de Mulher, que proporcionou a ela escuta e conforto. “A pandemia veio no período em que eu tinha a tese de doutorado para finalizar e cheguei a pensar em desistir. Mas o grupo é formado por mulheres incríveis, sensíveis, fortes, carinhosas e receptivas que ofereceram experiência, sabedoria, carinho, risadas e histórias de amor e superação”, justifica. “A gente se deu as mãos sem pedir nada em troca”, acrescenta.

Continuidade - Para quem se inspirou com os depoimentos, a boa notícia é que, de acordo com Cerida, o Papo de Mulher segue em 2022. Todos os meses as servidoras recebem o convite com o tema em seus e-mails institucionais. Para participar não é preciso se inscrever, basta acessar o link das reuniões. O projeto é uma iniciativa da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do IF Goiano, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão (Proex).

 

Saiba mais sobre o Papo de Mulher

 

Acesse o site da 45ª Reditec

 

Diretoria de Comunicação Social

registrado em:
Fim do conteúdo da página