Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Mini Cientistas

Educação científica para crianças da primeira infância

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 11h01 | Última atualização em Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 16h15 | Acessos: 792

Projeto de extensão do Campus Ceres, aplicado em duas escolas de ensino infantil, estimula curiosidade para ensinar sobre Ciências Naturais, sociedade e meio ambiente.

“O ensino de ciências na educação infantil possibilita às crianças desenvolver de maneira lógica e racional alguns aspectos cognitivos que facilitam o desenvolvimento de sua razão para fenômenos do cotidiano. É possível desenvolver a educação científica de maneira lúdica e prazerosa, com práticas que estimulem a curiosidade e habilidade das crianças”. É com estas palavras que a professora Marcela França, do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), apresenta seu projeto Mini Cientistas, cuja execução começou na segunda semana de novembro último.

Para o primeiro ciclo do projeto foram escolhidas duas instituições – o Centro Municipal de Educação Infantil Costa e Silva, em Rialma, e a Escola Letra Viva, em Carmo do Rio Verde – que, ao longo de um ano, receberão a equipe do IF Goiano para desenvolvimento das ações com os estudantes da primeira fase escolar. “Nosso objetivo é o de proporcionar experiências de aprendizagem das ciências naturais, sociedade e meio ambiente, visando uma alfabetização científica”, explica Marcela França.

A primeira ação do Mini Cientistas ocorreu no dia 16 de novembro, na Escola Letra Viva. No último dia 09 de dezembro foi a vez do CMEI Costa e Silva receber a equipe do projeto, que é formada por Marcela, na coordenação, e os estudantes Maria Raquel Brandão e Grosman Sann Gonçalves, além de outros servidores colaboradores. Nesta primeira etapa, o experimento realizado nas duas escolas foi sobre erosão do solo.

“Primeiro, conversamos com as professores sobre como o assunto seria abordado na escola, e depois explicamos como iremos trabalhá-lo”, conta Marcela. “Começamos instigando os estudantes com coisas que eles já sabem, aguçando a curiosidade deles, e trazemos para um experimento que começa com história, depois poesia, para depois o estudante fazer o experimento e analisar o resultado que ele tem”, explica, afirmando que o experimento sempre é contextualizado com uma narrativa.

A ideia do projeto é justamente trabalhar a curiosidade do estudante, de forma que ele desenvolva o que Marcela define como pensar científico. “Estamos trabalhando com estudantes de cinco anos, e é o estudante que executa, sob supervisão, seu projeto”. O acompanhamento dos estudantes ocorre pela equipe do projeto e, claro, das professoras das escolas visitadas.

A equipe espera ampliar o projeto e torná-lo uma ação contínua do Campus Ceres. Conforme explicou a coordenadora, nesta primeira edição foi definido o cronograma de um ano e selecionadas escolas com as quais o Campus já tinha algum vínculo. A partir da experiência, será ajustado um cronograma para ser apresentado a outras escolas, a fim de ampliar as parcerias em próximas edições do Mini Cientistas. A sociedade e as crianças agradecem!

 

Ascom Campus Ceres

registrado em:
Fim do conteúdo da página