ENCCEJA

Saiba mais sobre o Exame no IF Goiano

Publicado: Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 16h13 | Última atualização em Terça, 21 de Dezembro de 2021, 12h45 | Acessos: 820

A Pró-reitoria de Ensino do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) esclareceu as principais dúvidas sobre o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) na Instituição.

O que é?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é um instrumento de avaliação para aferição de competências e habilidades de jovens e adultos, residentes no Brasil e no exterior, em nível de conclusão do ensino médio.

Participantes do Encceja podem solicitar certificado

O candidato do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) que escolheram o Instituto Federal Goiano (IF GOIANO) como instituição certificadora já podem solicitar seu certificado.

Certificação

O Exame possibilita a emissão de dois tipos distintos de documentos certificadores:

Certificado: O documento reconhece oficialmente que o educando cumpriu, na íntegra, todos os componentes curriculares (disciplinas) do núcleo comum do Ensino Médio.

Declaração de Proficiência: A certificação parcial comprova que o participante conseguiu cumprir um ou mais componentes curriculares (disciplinas) nas áreas avaliadas pelo ENCCEJA.

Requisitos para Certificação

Podem solicitar o certificado de conclusão do ensino médio os candidatos que realizaram a prova e indicaram o IF Goiano como unidade certificadora no ato da inscrição, que tenham 18 anos completos, tenham atingido o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Exame e o mínimo de 5 pontos na redação.

Solicitar Certificado

Os certificados devem ser solicitados através do e-mail disponível de cada campus do IF Goiano.

Após o pedido, o IF Goiano irá realizar a análise da solicitação e o requerente será informado via e-mail sobre a disponibilização do documento impresso. Os certificados ENCCEJA deverão ser retirados no campus do IF Goiano escolhido como Unidade Certificadora.

CLIQUE E ACESSE O CONTATOS DAS UNIDADES CERTIFICADORAS DOS CAMPI DO IF GOIANO

Diretoria de Comunicação Social