Rede EPT

IF Goiano é líder em bolsas de produtividade do CNPQ

Publicado: Terça, 21 de Dezembro de 2021, 12h45 | Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 14h45 | Acessos: 955

Instituição possui o maior número de bolsas de produtividade de toda a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, e maior quantitativo das bolsas de maior nível dentro, com 20 bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e 4 Bolsistas de Produtividade Tecnológica (DT).

No mês de dezembro, o CNPq divulgou o resultado preliminar dos Editais de Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e Bolsa de Produtividade Tecnológica e Extensão Inovadora (DT) e o IF Goiano foi destaque com pesquisadores contemplados.  Com esses novos bolsistas, o IF Goiano passa a ser o maior número de bolsas de produtividade de toda a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, a Instituição também possui o maior quantitativo das bolsas de maior nível dentro da Rede.  A Instituição soma 20 bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e 4 Bolsistas de Produtividade Tecnológica (DT).

A Chamada CNPq 04/2021, Bolsas PQ, tem o objetivo de fomentar e valorizar os pesquisadores que se destacam em suas respectivas áreas de conhecimento, utilizando-se de critérios que são essenciais para o desenvolvimento da pesquisa na concessão das bolsas, tais como: produção científica, participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa.

Já a Chamada CNPq 04/2021, Bolsas DT, tem por objetivo valorizar pesquisadores que possuam clara participação em atividades de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora, associadas a uma prática regular e adequada de publicação cientifica dos resultados de seus trabalhos e, além disso, que atuem em áreas temáticas de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora coerentes com sua produção.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Instituição, Alan Carlos Costa, tratam-se de Editais de muita elevada concorrência e que possuem número limitado de bolsas. "O sucesso dos pesquisadores do IF Goiano nestes editais reforça a elevada competência da Instituição na produção de conhecimento científico e tecnológico, associado à formação de recursos humanos em áreas fronteiriças e estratégicas para o desenvolvimento do país", explica.

Confira os pesquisadores contemplados nos Editais Chamada CNPq 03/2021, Bolsas PQ e Chamada CNPq 04/2021:

- Cássia Cristina (PQ2, Campus Rio Verde) e Paulo Menezes (PQ2, Campus Rio Verde), pela aprovação da bolsa de produtividade de pesquisa;
- Marconi Batista (PQ2, Campus Rio Verde)), Katia Costa (PQ2, Campus Rio Verde)) e Osvaldo pela renovação da bolsa;
- Guilherme Malafaia (PQ1D, Campus Urutaí), Anderson Silva (PQ1C – Campus Urutaí) e Osvaldo Resende (PQ1C, Campus Rio Verde) pela renovação e elevação do nível da bolsa.
- Alexsandro dos Santos Felipe (DT2, Campus Rio Verde), Jacson Zuchi (DT2, Campus Hidrolândia) e Tavvs Micael Alves (DT2, Polo de Inovação) pela aprovação da bolsa de Produtividade Tecnológica e Extensão Inovadora (DT).

Diretoria de Comunicação Social

registrado em: