A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
ACOLHIMENTO

Tecnologia x Humanidade é tema de reflexão no retorno às atividades presenciais

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 10 de Janeiro de 2022, 12h20 | Última atualização em Sexta, 14 de Janeiro de 2022, 16h24 | Acessos: 137

Palestra ocorreu na Reitoria e fez parte do retorno presencial da quarta parcela de servidores à Instituição. 

Palestra foi ministrada por gestor da Setec Anderson Sanita (esquerda)
Palestra foi ministrada por gestor da Setec Anderson Sanita (esquerda)

Servidores do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) foram recepcionados na segunda-feira, 10, na Reitoria, com a palestra “Tecnologia x Humanidade”, ministrada pelo professor da Rede Federal e assessor especial do Núcleo Estruturante de Políticas Públicas em Inovação (Nepi), da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Anderson Sanita.

O gestor trouxe aos participantes reflexões sobre o autor Gerd Leonhard, que aponta mudanças inovadoras ocorridas nos últimos 500 anos e as tendências para os próximos 10 anos. Nesse período, profissões foram extintas, a forma de se comunicar e relacionar se transformou e, basicamente, a sociedade está sendo comandada por cinco grandes empresas.

De acordo com Anderson, a tecnologia continuará a se desenvolver cada vez mais, mudando a rotina dos profissionais. “Se o que eu faço atualmente puder ser feito melhor e mais rápido por uma máquina, certamente ela me substituirá”, sentencia. Porém, segundo ele a verdadeira inovação virá de elementos que são inerentes ao homem, como imaginação, humanidade, ética e criatividade.

Para o gestor, são essas características que nos diferenciam das máquinas a precisam ser valorizadas. “Tecnologia não tem ética, por exemplo”, lembra. Nesse sentido, será importante trabalhar com foco em problemas como as mudanças climáticas, a fome e a pobreza, a igualdade e a diversidade. Enquanto instituição de ensino, o professor lembra que é necessário nos posicionarmos como formadores de profissionais tecnicamente bons, porém humanamente melhores.

Retorno presencial – A palestra foi uma iniciativa da Diretoria de Gestão de Pessoas da Instituição por meio do Núcleo de Assistência à Saúde do Servidor (NASS). O objetivo foi dar atenção especial à saúde mental e o bem-estar dos servidores, buscando prepará-los e acolhê-los da melhor forma. O evento teve transmissão ao vivo para aqueles que optaram por ficar em suas salas e abertura feita pelo reitor da Instituição, Elias Monteiro.

A retomada às atividades presenciais iniciou em outubro, com o retorno dos membros do Comitê de Gestão da Reitoria. Em novembro, foi a vez dos demais ocupantes de Cargos de Direção (CDs), com no mínimo 50% de carga horária. No mês de dezembro servidores com Funções Gratificadas (FGs) retornaram ao trabalho presencial e, em janeiro, todos os demais voltaram, conforme escala de trabalho definida pela chefia imediata e definições das portarias de retorno presencial (veja abaixo).

 

Portaria 39/22

Portaria 1074/21

 

Diretoria de Comunicação Social

Republicada com acréscimo de informações

registrado em:
Fim do conteúdo da página