Ministra lança Comitê da Educação Goiana contra o Aedes

Publicado: Sexta, 19 de Fevereiro de 2016, 12h34 | Última atualização em Segunda, 22 de Fevereiro de 2016, 16h16 | Acessos: 1089

IF Goiano terá assento no comitê com intuito de promover atividades para evitar a proliferação do mosquito. Todas as unidades da Instituição estão com ações na sexta-feira, 19.

Ação faz parte do Dia de Mobilização Nacional da Educação contra o mosquito

No dia de Mobilização Nacional contra o Aedes aegypti, todas as esferas da educação goiana  - federal, estadual e municipal - se uniram para combater o mosquito. Como ação conjunta foi lançado o Comitê da Educação Goiana  contra o Aedes, que tem o intuito de promover atividades para evitar a proliferação do vetor de doenças graves como a dengue, chikungunya e zika.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) está entre as instituições envolvidas e com assento no comitê. O lançamento ocorreu na Escola Municipal Professora Maria Nosídia Palmeira das Neves, em Goiânia, com participação do reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, autoridades municipais e estaduais e da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu.

Ela, assim como todos os ministros brasileiros, participam na sexta-feira, 19, de ações de combate em diversos municípios do País. Representando a presidente Dilma Rousseff, Kátia afirmou que, na luta contra o Aedes, o maior exército do Brasil não é apenas o das forças armadas, mas o da Educação. “É na sala de aula que os estudantes vão receber as informações dos professores e levar pra casa”, justificou.

Na ocasião ela anunciou, ainda, que um larvicida biológico está sendo produzido pela Embrapa e será distribuído nas escolas para que os alunos levem para casa e entreguem aos pais para fazerem a limpeza. Após a cerimônia de lançamento do Comitê, a comitiva se dirigiu para visita ao Colégio Estadual Francisco Maria Dantas.

Ações específicas - Entre as atividades específicas do IF Goiano que estão sendo realizadas há mobilização de servidores e alunos para orientações de combate ao mosquito, distribuição de material educativo em parceria com as secretarias municipais e estadual de saúde e vistoria e limpeza dos ambientes internos e imediações das unidades. Todos os 12 câmpus da Instituição desenvolverão atividades. Alguns deles terão participação de gestores da Reitoria. A Instituição promove, ainda, mobilização por meio dos canais oficiais de comunicação de que dispõe.

"Estamos comprometidos com o Ministério da Educação no combate ao Aedes aegypti", destaca o reitor, Vicente de Almeida. A Instituição providenciou, também, a criação de comissões geral e locais para ações de sensibilização, mobilização, vistoria e limpeza. De acordo com o coordenador da comissão geral e titular do IF Goiano no Comitê Estadual, Antônio Wilson Porto Júnior, a Instituição fará relatórios constantes das ações do IF Goiano para prestar contas ao Governo Federal.

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

Com informações da Diretoria de Comunicação Social do IFG