Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Passaporte da vacina

MPF não vê irregularidades em pedido de comprovante de vacinação para aulas presenciais

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 08 de Fevereiro de 2022, 12h51 | Última atualização em Sexta, 11 de Fevereiro de 2022, 10h31 | Acessos: 659

Segundo procurador da República, a criação do ônus de comprovação da cobertura vacinal para acesso às dependências universitárias está inserida na autonomia universitária e no seu poder regulamentar.

O Ministério Público Federal (MPF) promoveu, nesta segunda-feira (7), o arquivamento de notícia de fato instaurada a partir de representação sigilosa, visando apurar eventual irregularidade do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) - Campus Rio Verde, ao exigir o comprovante de vacinação covid-19 para acesso às aulas presenciais.

Segundo o procurador da República Wilson Rocha Fernandes Assis, a criação do ônus de comprovação da cobertura vacinal para acesso às dependências universitárias para participação de aulas presenciais ou semipresenciais está inserida na autonomia universitária e no seu poder regulamentar.

Em 2021, o Supremo Tribunal Federal considerou lícito, no curso de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 6586), o condicionamento abstrato do exercício de direitos à comprovação de cobertura vacinal.

Na promoção de arquivamento, o MPF elucida que seria desnecessário reproduzir os notórios benefícios que a vacinação traz para prevenir a transmissão comunitária do vírus causador da covid-19 e da constitucionalidade material das restrições indiretas, as quais, à luz das circunstâncias fáticas e jurídicas, corretamente prestigiam o direito à vida em mitigação ao direito à liberdade de não se vacinar.

Íntegra da promoção de arquivamento

 

Fonte: Assessoria de Comunicação -  Ministério Público Federal em Goiás

registrado em:
Fim do conteúdo da página