Passaporte da vacina

MPF não vê irregularidades em pedido de comprovante de vacinação para aulas presenciais

Publicado: Terça, 08 de Fevereiro de 2022, 12h51 | Última atualização em Sexta, 11 de Fevereiro de 2022, 10h31 | Acessos: 659

Segundo procurador da República, a criação do ônus de comprovação da cobertura vacinal para acesso às dependências universitárias está inserida na autonomia universitária e no seu poder regulamentar.

O Ministério Público Federal (MPF) promoveu, nesta segunda-feira (7), o arquivamento de notícia de fato instaurada a partir de representação sigilosa, visando apurar eventual irregularidade do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) - Campus Rio Verde, ao exigir o comprovante de vacinação covid-19 para acesso às aulas presenciais.

Segundo o procurador da República Wilson Rocha Fernandes Assis, a criação do ônus de comprovação da cobertura vacinal para acesso às dependências universitárias para participação de aulas presenciais ou semipresenciais está inserida na autonomia universitária e no seu poder regulamentar.

Em 2021, o Supremo Tribunal Federal considerou lícito, no curso de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 6586), o condicionamento abstrato do exercício de direitos à comprovação de cobertura vacinal.

Na promoção de arquivamento, o MPF elucida que seria desnecessário reproduzir os notórios benefícios que a vacinação traz para prevenir a transmissão comunitária do vírus causador da covid-19 e da constitucionalidade material das restrições indiretas, as quais, à luz das circunstâncias fáticas e jurídicas, corretamente prestigiam o direito à vida em mitigação ao direito à liberdade de não se vacinar.

Íntegra da promoção de arquivamento

Fonte: Assessoria de Comunicação -  Ministério Público Federal em Goiás

registrado em: