Parceiros da Agro Centro-Oeste se encontram no Campus Ceres

Publicado: Quarta, 09 de Fevereiro de 2022, 23h24 | Última atualização em Sexta, 11 de Fevereiro de 2022, 12h20 | Acessos: 631

Reunião sinaliza o retorno das ações presenciais para organização do evento, que irá ocorrer em maio

Nesta quarta-feira, 09 de fevereiro, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) abriu as portas para receber os parceiros da Agro Centro-Oeste Familiar. A visita, que durou todo o dia, marca a retomada presencial dos trabalhos para planejamento e organização do evento, que deverá ocorrer na segunda quinzena de maio de 2022. Este foi o primeiro encontro não virtual do grupo desde o início da pandemia de Covid-19.

A Agro Centro-Oeste, que originalmente estava datada para ser realizada no Campus Ceres em maio de 2020, foi impedida pela pandemia do novo Coronavírus, que irrompeu no Brasil no fim de fevereiro daquele ano. Desde então, os encontros têm sido virtuais, e até uma edição on-line da Feira ocorreu, em 2021, a fim de manter ativos os parceiros, os diálogos e as pesquisas comumente apresentados no evento.

Agora, mantendo o mesmo tema da edição que não ocorreu em 2020 – Diversidade, Sustentabilidade e Inovação –, o Campus Ceres, que era a unidade sede da Agro Centro-Oeste em 2020, retoma as atividades para realizar o evento, que congregará os tradicionais parceiros interessados na temática da Agricultura Familiar.

Na reunião de hoje, além da equipe gestora do Campus Ceres e do IF Goiano de forma geral, estiveram presentes entidades como a Emater/ GO, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar do Estado de Goiás (Fetaeg), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Goiás e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ceres. Além deles, outras associações e sindicatos compuseram o público, bem como os institutos federais de Brasília e de Goiás (IFB e IFG, respectivamente) e a Universidade Federal de Goiás.

O encontro foi conduzido pelo presidente local da comissão organizadora da Feira, Fausto Filho, que é gerente de Extensão do Campus Ceres, e pelo diretor-geral do Campus, Cleiton Mateus. Dando boas-vindas aos presentes, o diretor exaltou o significado deste encontro para alavancar os ânimos para os preparativos para a Feira. Ele citou a contribuição dos Institutos Federais, em especial do IF Goiano, para a Agricultura Familiar, tema que está “inserido no DNA da Instituição”, afirmou.

O reitor do IF Goiano, Elias Monteiro, apontou a história robusta que traz a Agro Centro-Oeste Familiar. Para ele, o tema da edição atual da Feira condiz com suas características, “um evento plural” e que traz em seu bojo a preocupação em ser sustentável e buscar inovação para essa parcela tão importante da agropecuária, que é a Agricultura Familiar. Monteiro afirmou que a Acof, ao longo dos anos, vem contribuindo para a afirmação e reconhecimento da Agricultura Familiar. Justamente por isso, ele destacou o evento como uma oportunidade para discutir políticas públicas para esse segmento.

Fausto Filho, presidente da comissão organizadora da Agro Centro-Oeste no Campus Ceres

Elias Monteiro, reitor do IF Goiano

Também falou sobre o impacto da Agro Centro-Oeste para a região o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ceres, Donizete Pereira. De acordo com ele, desde suas primeiras participações na Feira sentiu a necessidade de trazer o evento para Ceres. “Na situação delicada em que os produtores se encontram – pela pandemia e pela atual crise financeira, este é um momento propício para a realização do evento em Ceres”, afirmou o presidente. Para ele, a Acof irá ajudar a reanimar os produtores rurais, além de trazer troca de experiências importantes para esse momento.

A próxima reunião dos parceiros está agendada para 12 de abril, na Reitoria do IF Goiano. Posteriormente, será realizado um novo encontro em Ceres, mas que terá um momento ocorrendo virtualmente, para possibilitar a participação integral dos parceiros. Por fim, a Acof foi agendada para ocorrer de 18 a 21 de maio, finalmente.

Donizete Pereira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ceres

Graciella Corcioli (UFG), um dos grandes nomes  por trás da Agro Centro-Oeste Familiar, apresentou o histórico da Feira aos parceiros

O diretor-geral do Campus, Cleiton Mateus, abriu a reunião de parceiros da Agro Centro-Oeste desta quarta-feira, 09 de fevereiro

Ascom Campus Ceres