Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Teletrabalho

IF Goiano inicia fase piloto do Programa de Gestão

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 10 de Fevereiro de 2022, 16h33 | Última atualização em Terça, 15 de Fevereiro de 2022, 10h54 | Acessos: 2162

Objetivo é incentivar cultura do planejamento, produtividade e promover redução de custos.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) iniciou, nesta semana, a modalidade piloto do Programa de Gestão. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Economia que possibilita o teletrabalho dos servidores, ou seja, a execução parcial ou integral do trabalho remoto e, consequentemente, a dispensa do controle de frequência. O IF Goiano é a primeira instituição de ensino goiana a aderir a essa modalidade. No total, 105 servidores de todos os campi e da Reitoria participam dessa etapa inicial.

O Programa de Gestão oferece a possibilidade de o participante realizar suas atividades laborais fora das dependências do Instituto, desde que providencie a estrutura física e tecnológica necessárias. Exige, porém, o planejamento das atividades na integralidade da jornada de trabalho. Todas elas precisam ser homologadas pela chefia imediata e posteriormente comprovadas pelo servidor participante sob a forma de entregas.

O objetivo da iniciativa é incentivar a cultura do planejamento, além de promover a produtividade e a redução de custos no poder público. A expectativa, conforme a diretora de Gestão de Pessoas substituta do Instituto, Ana Maria Resende, é que o IF Goiano atue de maneira mais estratégica, com foco no desempenho das atividades, economia e flexibilidade.

A validade do piloto é de três meses, havendo necessidade de aprovação em novo edital para a continuidade do programa. O participante poderá ser desligado a qualquer momento, voluntariamente ou caso não cumpra com as responsabilidades previstas em regulamento.

Pioneirismo - O plano de trabalho e as entregas são enviados e registrados  no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), utilizado para diversos serviços relacionados aos servidores. O Instituto Federal Goiano, de forma pioneira, implementou nesse sistema soluções para o Programa de Gestão e que atenderão todos os institutos federais do país, a pedido da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). A ferramenta, assim como o programa de modo geral, também passa por avaliações e adaptações para futuras melhorias.

Histórico - O Programa de Gestão foi mencionado pela primeira vez no Decreto 1590/1995. Desde então, alguns órgãos buscaram implantá-lo de forma isolada e descentralizada. Em 2018, surgiu a primeira normativa do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec), a IN 1/2018, porém, as regras impostas eram burocráticas e havia muitas restrições quanto à aplicabilidade. Então, em 2020, o Ministério da Economia publicou a IN nº 65 e trouxe um novo entendimento a respeito do Programa de Gestão, o que permitiu aos órgãos maior autonomia para sua implantação.

 

Acesse página do Programa de Gestão do IF Goiano

 

Diretoria de Comunicação Social

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página