Elped

Oficinas e minicursos movimentam tarde no Campus Urutaí

Publicado: Quinta, 31 de Março de 2016, 16h26 | Última atualização em Sexta, 01 de Abril de 2016, 19h46 | Acessos: 2581

Atividades fazem parte da programação do II Elped. Evento segue na sexta-feira, 1 de abril.

imagem sem descrição.

A 2ª edição do Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação (Elped) teve início na manhã desta quinta-feira, 31 de março, com um grupo de trabalho docente (GTD) que discutiu dois temas: Práticas pedagógicas e Estágio - realidade curricular e Programas Institucionais das Licenciaturas (acesse matéria aqui) .No turno vespertino, foram realizadas 17 oficinas  e três minicursos.

O aluno do 5º período de Ciências Biológicas do IF Goiano - Campus Ceres, Felipe Lopes Peixoto, participa pela primeira vez do Elped e está inscrito na oficina Inserção de insetos em resinas, ministrada pelo professor de Biologia do mesmo campus, Suelino Severino da Silva. Como gosta muito da área de Zoologia, Felipe, que não pode fazer esta oficina em Ceres, aproveitou a segunda oportunidade oferecida pelo ELPED. Segundo ele, a infraestrutura, organização e os conteúdos ministrados no evento superaram as suas expetativas.

Na oficina Ciências e Mídias, o aluno do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Vinícius Abrahão , exibiu um episódio do desenho animado "Clarence, o otimista" para iniciar sua apresentação. Três alunas do 8º período de Ciências Biológicas do IF Goiano - Campus Iporá contaram experiências do curso que se relacionam com o tema da oficina.

Com o objetivo de que os alunos sentissem "uma pitadinha da dificuldade do outro", como explicou o professor da Universidade de Brasília (UnB), Gerson Mol, a oficina Práticas Pedagógicas em Educação Inclusiva no Ensino de Química levou os participantes para um passeio em duplas: um estava com os olhos vendados e o outro era o guia. Todos fizeram os dois papéis e, ao final da atividade, conversaram sobre as dificuldades em executar o exercício.

Com a participação de muitos inscritos na oficina Jogos no Ensino de Ciências, o professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Marlon Soares, ensinou, entre outras coisas, as diferenças entre as regras (inventadas, originadas ou por tradição) que aparecem em todos os jogos, inclusive nos educativos, que sempre devem ter um lado lúdico e um lado educativo. E salientou: só é jogo quando é divertido.

Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás, a aluna da Pós-graduação em Ensino de Humanidades do IF Goiano - Campus Urutaí, Silvia Correa, fez a inscrição na oficina Educação e Tecnologias: questões críticas e orientações teóricas porque "é uma área muito comentada e estudada nos dias de hoje e os professores ainda têm muitas dificuldades em trabalhar com tecnologia". Para ela, o Elped é uma boa oportunidade de acesso a um grande evento "em casa", já que muitas vezes é preciso ir longe para participar de atividades como estas.

A cerimônia de abertura do II Elped será realizada na noite desta quinta-feira, às 19 horas, no Centro de Eventos Nilo Peçanha. Para saber mais, acesse aqui a programação .

Acesse a galeria de fotos do evento

Assessoria de Comunicação Social - Câmpus Urutaí

registrado em: