Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Evento

Academia Brasileira de Ciências comemora centenário com debates

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 18 de Abril de 2016, 08h19 | Última atualização em Quarta, 20 de Abril de 2016, 16h58 | Acessos: 1277

Pesquisadores deverão apresentar conquistas alcançadas na Agricultura, bem como desafios para a produção sustentável de alimentos, tendo como suporte a contribuição do Centro-Oeste.

Goiânia recebe, nos dias 18 e 19 de abril, evento em comemoração ao centenário da Academia Brasileira de Ciências (ABC), no qual será debatido o papel da pesquisa na agricultura, sobretudo a contribuição do Centro-Oeste brasileiro na produção de alimentos e no desenvolvimento de novas tecnologias agroindustriais. Com o tema A Pesquisa na Agricultura: implicações para a sustentabilidade alimentar global, diversos pesquisadores de todo o País apresentarão, no Castros Park Hotel, na capital de Goiás, as conquistas alcançadas pelo setor, bem como os gargalos que ainda precisam ser superados para melhoria da produtividade no campo e da competitividade das commodities brasileiras. O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) é um dos organizadores do evento.

O encontro será especialmente dedicado aos avanços da pesquisa brasileira no campo da agropecuária, frente aos desafios da produção de alimentos, atendendo ao Acordo de Paris – COP 21. O evento alia o reconhecimento da relevância do papel do Centro-Oeste brasileiro para o enfrentamento do desafio da segurança alimentar global com sustentabilidade. 

A ação antecipa as celebrações do centenário da ABC, que culminará na Reunião Magna da entidade, a ser realizada em maio, no Rio de Janeiro. Antecedendo esse encontro, serão realizados pelo Brasil diversos eventos-satélites, em temas específicos da ciência. Em Goiânia, o evento é realizado pela Vice-Presidência Minas e Centro-Oeste da ABC e pelas Fundações de Amparo à Pesquisa de Goiás (FAPEG), Minas Gerais (FAPEMIG), Distrito Federal (FAPDF), Mato Grosso (FAPEMAT) e Mato Grosso do Sul (FUNDECT), com apoio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e do Governo de Goiás. 

De acordo com o presidente da FAPEMIG e coordenador do evento, Evaldo Ferreira Vilela, no século XXI, o conceito de segurança alimentar precisa ir além da garantia à alimentação de boa qualidade e a ciência tem papel fundamental nesse processo. “É preciso que empresas, governos e produtores estejam envolvidos na criação de novas sementes, métodos inovadores de controle de pragas, na conservação de alimentos, embalagens e adubações menos poluentes, assim como na redução dos custos de produção”, afirma. 

Para a presidente da FAPEG, Maira Zaira Turchi, o fato de Goiás sediar um evento como esse tem um significado muito relevante para a pesquisa na região, principalmente por chamar a atenção da população para as questões do alimento sustentável no mundo e de como a ciência busca respostas a esses desafios. “O evento mostra a importância do Centro-Oeste como produtor de alimentos, mas chama o Brasil inteiro para o debate. É cada vez mais complexa a questão do alimento sustentável e nossa região e nossos pesquisadores terão um papel fundamental para a superação desses desafios, que são globais”, acredita. 

Programação - Na programação do evento - que terá transmissão ao vivo pela internet (veja abaixo) - estão previstos painéis e palestras que abordarão temas que vão desde sistemas agroflorestais, produção de carne e de leite, grãos e hortaliças, até a formação de profissionais vocacionados e a necessidade de pesquisa e desenvolvimento na agroindústria. Cada Fundação envolvida na realização indicou palestrantes para o evento, de maneira a trazer uma abordagem bem abrangente do tema, ao mesmo tempo afinada às realidades dos estados participantes. 

Ao final do evento, será entregue à sociedade a “Carta de Goiânia: ciência, produção de alimentos e cidadania”, por uma plataforma científica e tecnológica como base do desenvolvimento social e econômico do Brasil – A contribuição do Centro-Oeste. Nela, serão delineados os principais avanços e desafios do setor, que nortearão os próximos passos no desenvolvimento da pesquisa científica, tecnológica e de inovação para a produção de alimentos sustentáveis e acesso à cidadania. A Carta de Goiânia está sendo construída por entidades do setor desde o começo do ano e está disponível para consulta on-line, de maneira a receber contribuições para sua consolidação. As contribuições poderão ser encaminhadas para o e-mail cartadegoiania@gmail.com, até o dia 14 de abril.

 

Programação completa:

http://www.fapeg.go.gov.br/wp-content/uploads/2016/04/Programa%C3%A7%C3%A3o-evento-ABC.pdf

 

Para acompanhar evento ao vivo:

http://www.rtve.org.br/fundacaortvenovo/index.php

 

Carta de Goiânia:

http://www.fapeg.go.gov.br/wp-content/uploads/2016/04/03.04.16-Carta-de-Goiania.pdf

 

Anexos da Carta de Goiânia:

http://www.fapeg.go.gov.br/wp-content/uploads/2016/04/03.04.16-Carta-de-Goiania-ANEXOS-FINAL.pdf

 

Inscrições:

http://www.fapeg.go.gov.br/fapegestor/modulos/evento/cadparticipante.php

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Fapeg

registrado em:
Fim do conteúdo da página