Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Produção de Alimentos

Evento discute pesquisa na Agricultura

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 18 de Abril de 2016, 12h26 | Última atualização em Quarta, 27 de Abril de 2016, 09h40 | Acessos: 1425

IF Goiano é organizador da iniciativa juntamente com UFG e Fapeg. Programação segue até terça-feira, 19, e está sendo transmitida ao vivo pela internet.

Reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, compôs mesa na solenidade de abertura
Reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, compôs mesa na solenidade de abertura

Construir uma agenda que alie a ciência à economia no que se refere à produção de alimentos é o grande desafio do País, em especial no momento de crise. O chamamento deu o tom do  evento A Pesquisa na Agricultura: Implicações para a Sustentabilidade e a Segurança Alimentar Global, que teve início na manhã de segunda-feira, 18, em Goiânia, reunindo mais de 350 pesquisadores, representantes de instituições e interessados na área.

O reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Vicente de Almeida, participou da solenidade de abertura. A Instituição está entre as organizadoras da iniciativa juntamente com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg). O evento faz parte das celebrações do centenário da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e está sendo transmitido ao vivo pela internet (veja abaixo). Várias unidades do IF Goiano se organizaram para que os alunos possam acompanhar a programação por meio de telões.

Durante a cerimônia que abriu os trabalhos do evento, a presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, citou que há previsão, nas próximas décadas, de uma crise global na oferta de alimentos. Nesse contexto, o órgão das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) apela ao Brasil para entregar 40% da demanda suplementar de alimentos ao mercado mundial.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais, Evaldo Vilela, - representando os demais órgãos de fomento correalizadores do evento - complementou que o Brasil tem grande potencial em ciência e tecnologia para enfrentar esse cenário. Mas antes, é preciso que a pesquisa chegue ao setor produtivo, que muitas vezes desconhece essa capacidade. "Precisamos traduzir a ciência em benefícios para a sociedade", resumiu.

Programação - O evento segue até terça-feira,19, e na programação estão previstos paineis e palestras que abordarão temas que vão desde sistemas agroflorestais, produção de carne e de leite, grãos e hortaliças, até a formação de profissionais vocacionados e a necessidade de pesquisa e desenvolvimento na agroindústria. Cada Fundação envolvida na realização indicou palestrantes para o evento, de maneira a trazer uma abordagem abrangente do tema, ao mesmo tempo afinada às realidades dos estados participantes. 

Ao final das atividades será entregue à sociedade a Carta de Goiânia. Nela, serão delineados os principais avanços e desafios do setor, que nortearão os próximos passos no desenvolvimento da pesquisa científica, tecnológica e de inovação para a produção de alimentos sustentáveis e acesso à cidadania. A Carta de Goiânia está sendo construída por entidades do setor desde o começo do ano e está disponível para consulta on-line, de maneira a receber contribuições para sua consolidação

 

Confira programação do evento

 

Acompanhe evento ao vivo

 

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

 

>>> Saiba mais: 

Academia Brasileira de Ciências comemora centenário com debates

registrado em:
Fim do conteúdo da página