Obap

Inscrições abertas para Olimpíada Brasileira de Agropecuária

Publicado: Segunda, 02 de Mai de 2016, 16h42 | Última atualização em Sexta, 06 de Mai de 2016, 11h37 | Acessos: 1260

Interessados podem se inscrever até o dia 31 de maio, na página oficial do evento.

Instituições de ensino podem inscrever suas equipes para participar da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), promovida pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Neste ano, a competição será realizada na cidade de Passos. Os interessados deverão se inscrever até o dia 31 de maio, exclusivamente via internet, na página oficial da OBAP.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 20,00 por equipe. Os orientadores serão os representantes oficiais para efetuar a inscrição e deverão preencher corretamente os dados completos de todos os integrantes. Os competidores receberão via e-mail seus logins individuais para acesso à plataforma de provas da OBAP, disponível na página oficial da Olimpíada.

A competição é voltada para estudantes do Ensino Médio integrado ou concomitante aos cursos Técnico em Agropecuária, Técnico em Agricultura, Técnico em Agroecologia, Técnico em Zootecnia, Técnico em Agronegócio, Técnico em Alimentos, Técnico em Agroindústria e cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais (Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, disponível em catalogonct.mec.gov.br/). As equipes deverão ser compostas por quatro pessoas de uma mesma instituição, com a participação obrigatória de um(a) orientador(a) e três estudantes de ensino médio/técnico em regime integrado/concomitante ou do técnico subsequente.

Os orientadores poderão ser professores ou técnicos administrativos (efetivos ou contratados) atuantes na instituição de origem dos estudantes que compõem a equipe. Não há limite para o número de equipes inscritas por instituição.

Todas as equipes receberão certificados de participação. A premiação e classificação, por equipe e individual, será feita de acordo com a nota da 3ª fase da OBAP. Na modalidade de Ensino Médio integrado ou concomitante, as quinze melhores equipes receberão medalhas, sendo cinco de bronze, cinco de prata e cinco de ouro. Na modalidade subsequente, as seis melhores equipes receberão medalhas, três de bronze, duas de prata e uma de ouro.

As três melhores equipes classificadas nas modalidades de Ensino Médio integrado ou concomitante e de técnico subsequente receberão troféus. Os estudantes das equipes medalhistas da modalidade de Ensino Médio (técnico, integrado ou concomitante) serão convidados a participar da seletiva para representar o Brasil na edição 2017 da IESO, que acontecerá no Japão.

Sobre a OBAP - A Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) tem por objetivo estimular o ingresso de jovens do Ensino Médio (técnico integrado, concomitante e técnico subsequente) em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre os mesmos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Setec-MEC)

registrado em: