Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
olimpíadas 2016

IF Goiano participa de revezamento da Tocha

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 03 de Mai de 2016, 16h54 | Última atualização em Segunda, 09 de Mai de 2016, 13h05 | Acessos: 3524

Chama passará por Morrinhos e Trindade na sexta-feira, 6, e em Ipameri no sábado, 7. Alunos e professoras do IF Goiano conduzirão símbolo olímpico. 

Começou na terça-feira, 3, o percurso da Tocha Olímpica Rio 2016 no território brasileiro. O ponto de partida foi Brasília e o seu destino final será o Rio de Janeiro, onde chegará no dia 4 de agosto. Neste período, a Chama Olímpica passará por mais de 300 cidades do País.  O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) participará da celebração, na sexta-feira, 6, quando o símbolo olímpico passará  pelas cidades de Morrinhos e Trindade, e no sábado, 7, em Ipameri.

Pela manhã, a Tocha passará pelo município de Trindade. No percurso, um dos trechos será percorrido pela professora do Campus Trindade, Maria Socorro Duarte. "Dediquei grande parte da minha vida à Educação e poder carregar a Chama Olímpica é motivo de orgulho, é uma vitória alcançada pela educação”, diz a professora. Natural de Trindade, Maria Socorro acredita que a Educação e o Esporte são caminhos que conduzem as pessoas e principalmente, os jovens, a um futuro melhor. A Tocha percorrerá sete quilômetros em Trindade e terá 27 atletas percorrendo esse percurso.

Na parte da tarde, a Tocha passará pela cidade de Morrinhos, onde será conduzida também pelas mãos do estudante de Agronomia, Welershon Castro, e da aluna do curso técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Carla Marinho Silva. A estudante foi selecionada por meio do concurso de redação "O Brasil e os Jogos Olímpicos”. Com o texto “Além dos limites”, Carla conquistou o primeiro lugar e terá a honra de conduzir a Chama Olímpica durante o evento.

Ao todo, 16 pessoas irão conduzir a Tocha por Morrinhos. O caminho que será percorrido no revezamento já foi definido, juntamente com o Comitê Organizador do Rio de Janeiro. O trecho total de três quilômetros começa na Praça do Cristo Redentor, no Setor Aeroporto. A concentração principal acontecerá na Avenida Senador Hermenegildo de Morais, na Praça do Mercado, no Centro. Em cada parada haverá uma programação para receber o comboio do Comitê Olímpico Rio 2016. No sábado, 7, a Tocha passará pela cidade de Ipameri. Lá, ela passará pelas mãos da professora do Campus Avançado Ipameri, Laressa Rodrigues Rocha.

Simbolismo - O revezamento da tocha olímpica representa a tradição dos mensageiros da Grécia Antiga que viajavam pelas cidades anunciando a data dos Jogos, era uma forma de comunicação do evento. Os mensageiros também proclamavam a “trégua sagrada”: um mês antes e enquanto durassem as competições esportivas, todas as guerras em curso deveriam cessar para que atletas e espectadores pudessem participar dos Jogos com segurança. A chama olímpica evoca ainda a lenda de Prometeu que teria roubado o fogo de Zeus para o entregar aos mortais.

 

Coordenação-Geral de Comunicação Social e Eventos, com informação dos campi Morrinhos e Trindade

registrado em:
Fim do conteúdo da página