Agricultura Familiar

Curso forma agentes de educação ambiental

Publicado: Quarta, 11 de Mai de 2016, 17h30 | Última atualização em Sexta, 13 de Mai de 2016, 16h23 | Acessos: 1478

Capacitação é oferecida por três campus do IF Goiano. Aulas começaram na terça-feira, 10.

Formação é uma parceria com o Ministério do Meio Ambiente

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) deu início esta semana ao curso Formação de Agentes Populares de Educação Ambiental na Agricultura Familiar. A capacitação tem o objetivo de promover a mobilização social para a realização de ações que resultem na melhoria da qualidade de vida e conservação dos recursos naturais no meio rural. A intenção é, ainda, que os agentes contribuam na elaboração e implementação de políticas e projetos de educação ambiental no contexto da agricultura familiar.

O curso é oferecido na modalidade a distância à juventude rural, agricultores, agentes públicos e comunitários. Serão três turmas de 45 alunos cada, uma no campus Hidrolândia, outra em Urutaí e a terceira em Iporá. A formação tem duração de cinco meses e é oferecida na modalidade a distância à juventude rural, agricultores, agentes públicos e comunitários, o curso terá cinco meses de duração.

A primeira aula ocorreu em Urutaí na terça-feira, 10. A aula inaugural foi presencial e teve a participação de dois palestrantes. O analista da Embrapa Arroz e Feijão Glays Rodrigues Matos abordou o tema Agricultura Familiar e o professor Wilson Mozena Leandro falou sobre Agroecologia na Agricultura Familiar. Existe a previsão de pelo menos mais um momento presencial com os alunos. Também podem ser programadas atividades de campo, visitas técnicas e oficinas.

A formação é de responsabilidade da Pró-Reitoria de Extensão e foi aprovada pela Chamada Pública 01/2015, do Ministério do Meio Ambiente. Por meio da proposta, as instituições aprovadas serão responsáveis pela capacitação de 1,4 mil agentes populares de educação ambiental na agricultura familiar do país.

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MMA