biblioteca

Capes unifica acesso a conteúdos científicos

Publicado: Terça, 31 de Mai de 2016, 17h27 | Última atualização em Quinta, 02 de Junho de 2016, 15h55 | Acessos: 1436

Medida passa a vigorar a partir de quarta-feira, 1º de junho.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) inicia na quarta-feira, 1º de junho, a centralização do acesso aos conteúdos assinados pela Capes, com os editores internacionais, exclusivamente por meio do Portal de Periódicos (veja link abaixo). O processo de unificação começou no final do ano passado com seis universidades e está sendo expandido agora para as demais instituições participantes, incluindo o Instituto Federal Goiano (IF Goiano).

Atualmente, o acesso aos conteúdos disponíveis no Portal de Periódicos ocorre por meio da autenticação dos IP’s das instituições participantes, que estão cadastrados no sistema de gerenciamento de acesso (AdminIP). Este sistema será mantido e não haverá nenhum prejuízo para a instituição ou para seus usuários.

O formato adotado pela Capes é simplificado, fazendo com que o processo de autorização dos IP’s seja automático. Assim, basta entrar no Portal de Periódicos para efetuar a busca à informação científica desejada, a partir do link disponibilizado abaixo. Durante a navegação, o usuário terá acesso às ferramentas disponibilizadas pelos editores, podendo inclusive ser direcionado para fora do Portal de Periódicos, como é o caso do Google Acadêmico e do PubMed.

Os acordos firmados preveem cláusulas sobre política de acesso, que exigem maior segurança da informação. Além disso, a ação visa evitar o uso indevido dos conteúdos assinados, uma vez que já houve casos graves de venda de artigos para outras instituições não participantes e até mesmo para outros países. As instituições foram alertadas sobre a prática ilegal, com possibilidade de penalização. Tais situações fragilizam a Capes frente aos editores internacionais e podem levar o órgão ao pagamento de multas pelas infrações cometidas.

Modelo - Outro ponto de destaque é a utilização do acesso centralizado em países com iniciativas semelhantes ao Portal de Periódicos, inclusive, nos países listados entre os dez maiores produtores de ciência do mundo. Desta forma, a Capes adotará o mesmo processo utilizado em renomadas instituições. Por fim, a ação tem o objetivo de fomentar ainda mais o uso da biblioteca virtual, reforçando sua importância junto à comunidade acadêmico-científica brasileira.

Clique e acesse o Portal de Periódicos da Capes

Fonte:  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), adaptada

registrado em: