forgrad

Novas diretrizes para a EaD marcam abertura do evento

Publicado: Sexta, 03 de Junho de 2016, 00h32 | Última atualização em Segunda, 06 de Junho de 2016, 18h30 | Acessos: 1656

Participam da reunião gestores dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Evento é realizado na cidade de Pirenópolis até sexta-feira, 3

Reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, prestigiou abertura do evento

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) participou na quinta-feira, 2, da cerimônia de abertura da reunião do Fórum de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD) do Centro-Oeste. As novas diretrizes curriculares para a EaD foi tema da palestra proferida durante o evento e marcou as discussões iniciais a respeito da institucionalização da EaD. A reunião está sendo realizada em Pirenópolis, até sexta-feira, 3.

Participaram da cerimônia de abertura reitores e representantes das sete instituições de ensino superior organizadoras do evento (IF Goiano, Instituto Federal de Goiás - IFG, Universidade Federal de Goiás - UFG, Universidade Estadual de Goiás - UEG, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC, Unievangélica e Universidade de Rio Verde - UniRV), vice-presidente do Forgrad Nacional, Cleverson Pereira de Almeida e presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, Erasto Fortes Mendonça. O evento foi iniciado com apresentação cultural do grupo folclórico Brasil Central, promovida pelo Espaço UEG Cultural.

Ministrada pelo conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação e professor da UFG, Luiz Fernandes Dourado, a palestra de abertura colocou em questão a importância da institucionalização da EaD nas instituições, tendo por base as novas diretrizes curriculares para a modalidade. De acordo com o palestrante, apesar das Instituições vivenciarem a EaD, na maioria delas a Educação a Distância está ligada de forma paralela ao planejamento institucional.

Outro ponto colocado pelo palestrante, referiu-se ao embate existente entre a definição da EaD como metodologia ou como modalidade. Para Luiz, a EaD pode ser apresentada como modalidade, uma vez que permite um arranjo de metodologias, resultando em uma formação mais plural.

Em seu discurso, o reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, reforçou a importância da EaD para a Instituição, bem como sua institucionalização. Para o reitor, o evento é importante para consolidar a EaD como instrumento de formação. Já o vice-presidente do Forgrad Nacional, destacou a necessidade de refletir a EaD e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como forma de contribuir para a qualidade da educação superior no Brasil.

Coordenação-Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: